Jurado de vingança, policial é morto por bandidos com a própria arma em Itapuã

Policial foi segurado pelos bandidos, que pegaram a arma dele e usaram pra efetuar os disparos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2020 às 09:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O policial penal Luís Carlos Oliveira Junior, 41 anos, foi morto na noite desse domingo (23), em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi, em Salvador. A polícia está investigando o caso, mas a suspeita é que o crime esteja relacionado com uma discussão que ele teve há alguns dias com criminosos do bairro. (Foto: Reprodução) De acordo com informações do presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Reivon Pimentel, Luís discutiu com criminosos que atuam em Itapuã. Durante a confusão, ele teria baleado um dos bandidos e o homem jurou que iria se vingar."Ontem, por volta 21h30, os criminosos chegaram na Praça da Igrejinha, seguraram ele e o alvejaram com a própria arma dele. Eram quatro meliantes, que fugiram levando a arma e os pertences dele", informou Pimentel. O crime aconteceu a menos de 200 metros da 12ª Delegacia (Itapuã).O policial penal era lotado na Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário da Mata Escura, e faria 42 anos em setembro. A morte dele aconteceu em uma região movimentada do bairro.

Luís Carlos morava próximo ao local onde foi morto. Nesta segunda-feira (24), a Praça Dorival Caymmi e o entorno seguiram a rotina normal. O comércio abriu as portas e pessoas caminhavam tranquilamente pela região. Ninguém quis comentar o crime, mas alguns moradores reclamaram da insegurança. “Falta policiamento aqui, então eles [bandidos] agem como querem”, reclamou uma mulher.

Uma viatura da Polícia Militar estava parada no local no início da tarde desta segunda-feira, e moradores de rua e outras pessoas transitavam pelo local. Uma baiana vendia acarajé e lojas seguiam movimentadas. A igreja estava fechada.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que a 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã) foi acionada por volta das 22h15 pelo Centro de Comunicação Integrada (Cicom), órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para atender a uma ocorrência de que havia um homem atingido por disparos de arma de fogo na Praça Dorival Caymmi.

"No local, a guarnição localizou o homem já sem sinais vitais, atingido por disparos de arma de fogo na altura das costas. O Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc) foi acionado para realizar a perícia e remoção do corpo", diz a nota.

Procurada, a Polícia Civil informou que a vítima foi encontrada sem documentos, mas que identificação e reconhecimento foi feito por familiares.  Ainda segundo a polícia, a autoria e motivação do crime são apuradas pela 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico). 

O CORREIO apurou que um grupo de policiais esteve no Instituto Médico Legal Nina Rodrigue (IMLNR) durante a manhã para pegar mais detalhes sobre o caso, e que a família de Luís Carlos ficou retornar depois para retirar o corpo.

Já a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do estado da Bahia (Seap) enviou uma nota em que se "solidariza com à família pela perda do policial" e acrescentou que "a Polícia Civil já começou as investigações para elucidação do crime".