Justiça mantém multa contra Wagner por nomear marido de ex-ministra

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2019 às 05:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Justiça Federal manteve a multa de R$ 15 mil aplicada contra o senador eleito Jaques Wagner (PT) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por irregularidade na nomeação do marido da ex-ministra Ideli Salvatti para um cargo nos Estados Unidos. Em 29 de novembro de 2018, os advogados de Wagner ingressaram com ação para tentar suspender a multa, mas o pedido foi indeferido há cerca de um mês pela juíza Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 3ª Vara Cível Federal da Bahia. Para a magistrada, não houve excesso do TCU e nem cerceamento de defesa, como alegado na ação.Túnel do tempo Em 2015,  Jaques Wagner, então ministro da Defesa, nomeou o tenente Jeferson da Silva Figueiredo, músico do Exército, para o posto de ajudante na Junta Interamericana de Defesa, em Washington. Antes, Ideli Salvatti havia assumido um cargo na Organização dos Estados Americanos, também sediada na capital dos EUA. Além da multa, Wagner virou réu em ação de improbidade administrativa pelo mesmo caso.

Cara virada O senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP) estão perto de romper relações devido à queda de braço travada entre ambos por espaços no alto escalão do governo Rui Costa (PT). Aliados de Otto e Leão revelaram à Satélite que os dois já não se cumprimentam, evitam contato em eventos públicos e distribuem críticas mútuas em conversas com interlocutores próximos. A disputa dos caciques é apontada como um dos principais entraves às trocas de comando no secretariado de Rui, que teme os efeitos do duelo sobre a coalizão governista  no início do seu segundo mandato.

Fila de oferenda Novato na Assembleia Legislativa, o deputado estadual eleito Nilton Bastos Júnior, o Niltinho (PP), surgiu na bolsa de apostas de prováveis nomes cotados para assumir uma secretaria no governo baiano. Surpresa entre os candidatos do partido, Niltinho foi sondado por cardeais pepistas sobre a possibilidade de trocar o Legislativo por um cargo do Executivo. A princípio, demonstrou pouco interesse, mas sinalizou que o tamanho da proposta pode mudar o ânimo. Caso aceite, abriria espaço para o primeiro suplente, o ex-prefeito de Irecê Luizinho Sobral, que vai trocar o Podemos pelo PP.

Cheiro de dendê Integrantes graduados da Procuradoria-Geral da República (PGR) detectaram um fluxo intenso de procedimentos e trocas de informações sobre a Bahia em gabinetes do Ministério Público e da Polícia Federal. Ainda não sabem a origem do súbito movimento, mas acham que, pelo frenesi, trata-se de investigação envolvendo peixes grandes do estado, provavelmente, sem foro privilegiado.

Casa nova Os deputados federais eleitos Raimundo Costa e Abílio Santana oficializaram ontem o ingresso no PR. Eles se juntam a sete parlamentares de outros  estados que entraram no partido, agora, perto de se tornar a terceira maior bancada da Câmara. Abílio deixa o PHS e Costa, o PRP, siglas afetadas pela cláusula de barreira.Se a liberação de armas fosse a solução, os EUA eram uma paz só! E o que a gente vê é homicídio em série em escolas Leo Prates, deputado estadual eleito pelo DEM, ao discordar do ministro da Justiça, Sérgio Moro, que defendeu o decreto que flexibiliza a posse de armas. Moro afirmou ainda que, se desarmamento fosse exitoso, o Brasil não teria batido recordes de homicídiosPílulaCabo de guerra - O PDT  cobiça a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, comandada pela ex-deputada Luiza Maia (PT). Apesar do interesse na pasta, estratégica pela relação com o empresariado, o PT exige o cargo para outro nome do partido.