O superpedido de impeachment protocolado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30), deve ficar parado. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), não pretende analisar o documento, pelo menos por enquanto.
"Não será feito agora, né. Tem que esperar", afirmou a jornalistas. "O que houve nesse superpedido? Uma compilação de tudo o que já existia nos outros e esses depoimentos, quem tem que apurar é a CPI. É para isso que ela existe. Então, ao final dela a gente se posiciona aqui, porque na realidade impeachment, como ação política, a gente não faz com discurso, a gente faz com materialidade", disse.
Com 46 assinaturas e 271 páginas, o documento é assinado por deputados da oposição, centro-direita e ex-bolsonaristas, como Joice Hasselmann (PSL-SP), Kim Kataguiri (DEM-SP) e Alexandre Frota (PSDB-SP). O texto foi elaborado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e tem como signatários, além dos parlamentares, entidades representativas da sociedade e personalidades.
Foram apontados 23 crimes que teriam sido cometidos por Bolsonaro desde que assumiu a Presidência da República.
Questionado se vai rejeitar o pedido, Lira disse que há ainda outros 120 requerimentos na fila. Ao final da conversa, o presidente da Câmara, que sempre se colocou contra a instalação de uma CPI neste momento, fez um comentário sobre o trabalho dos senadores. "Vou esperar a CPI, está fazendo um belíssimo trabalho, bem imparcial", disse, em tom irônico.
-
Superpedido de impeachment contra Bolsonaro é protocolado na Câmara
-
Lira diz estar analisando pedidos de impeachment contra Bolsonaro
-
Xuxa, Casagrande e outros famosos fazem pedido de impeachment de Bolsonaro
-
Pela 1ª vez, mais brasileiros apoiam impeachment de Bolsonaro
-
Bolsonaro silencia após novas denúncias e publica vídeo por voto impresso
-
É falso que irmãos Miranda forjaram recibos da compra da Covaxin para prejudicar Bolsonaro
-
PGR pede ao STF que aguarde fim da CPI para investigar se Bolsonaro prevaricou
-
Ciro Gomes: 'tem que derrubar o Bolsonaro porque ele é um criminoso'
-
Relator da CPI aponta prevaricação de Bolsonaro; governista defende presidente