Live ambiental debate a importância das serpentes na biodiversidade

salvador
26.06.2020, 16:11:00
Atualizado: 26.06.2020, 17:19:29
A live ambiental reunirá especialistas em répteis do zoológico de Dois Irmãos (Shutterstock)

Live ambiental debate a importância das serpentes na biodiversidade

Debate é nesta sexta-feira (26), às 18h

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Apresentar as diferentes espécies existentes na Mata Atlântica e mostrar a importância no ciclo ecológico da Biodiversidade das cobras e serpentes será o tema da live ambiental 'Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica', que será realizada nesta sexta (26), às 18 horas. O debate é promovido pelo Parque Estadual de Dois Irmãos, equipamento público coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE). O encontro será  aberto ao público, com transmissão simultânea pelos perfis das redes sociais da Semas e do Parque de Dois Irmãos, no Facebook e YouTube.

A live ambiental reunirá especialistas em répteis do zoológico de Dois Irmãos, como o biólogo responsável pelo setor, Pedro Nascimento; o diretor do Centro Amazônico de Herpetologia, Breno Almeida; a pesquisadora e coordenadora do laboratório de Anfíbios e Répteis da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Ednilza Maranhão, e terá como mediadora a gestora do Parque, Paula Falbo. Um dos principais objetivos é mostrar as diferenças entre as cobras e serpentes, desmistificar que todas são venenosas e apresentar a importância delas na natureza.

As serpentes possuem algumas curiosidades como, por exemplo, nem todas são perigosas ou peçonhentas; é através da língua bifurcada, que funciona como uma antena, que faz com as serpentes sintam, cheirem e consigam tatear o ambiente, ou que é apenas uma lenda que as Jiboias são venenosas. Elas podem causar sérios acidentes se forem encontradas fora da natureza e forem perturbadas por pessoas que não tenham habilidades para manuseá-las.

O Parque de Dois Irmãos possui atualmente sete serpentes, entre elas : 2 Salamantas de Mata Atlântica; 1 Salamanta da Caatinga; 1 Suaçuboia; 1 Píton reticulada (considerada a maior espécie do mundo, que pode chegar a medir 11 metros de comprimento) e 2 Píton-de-burma (sendo uma albina e uma de padrão de pele comum). Já o Centro Amazônico de Herpetologia possui uma coleção de mais de 1.200 serpentes, sendo 50 animais de 8 espécies diferentes nativas da Mata Atlântica.

Serviço

O quê: Lives “Minha amiga cobra: conheça as serpentes da Mata Atlântica”
Quando: 26 de junho de 2020 às 18 horas
Onde: Transmissão pelos perfis:
facebook.com/semaspe
youtube.com/semaspernambuco


Mundo Sustentável
Para mostrar como a sustentabilidade é algo próximo e possível, o CORREIO criou o projeto Mundo Sustentável, com conteúdos diversos sobre iniciativas que tornam a vida melhor. Diariamente e até o final do mês de junho, você poderá acompanhar nas redes sociais, no site, jornal impresso e na plataforma bit.ly/mundosustentavelcorreio, as informações sobre como se pode melhorar as ações do dia a dia para que todos possam ter mais qualidade de vida.

O Mundo Sustentável tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental e Bracell, a parceria do Sebrae e o apoio da Claro e Yamana Gold.



O Estúdio Correio produz conteúdo sob medida para marcas, em diferentes plataformas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas