Livro mostra como os portugueses se apossaram do Brasil

variedades
08.08.2017, 06:00:00
, Bandeira reclassifica os bandeirantes e sertanistas (Reprodução)

Livro mostra como os portugueses se apossaram do Brasil

Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII, que será lançado nesta terça (08), no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, traz também mapa com a localização das diversas nações indígenas no Estado

Se a chegada dos portugueses ao Brasil tivesse acontecido nos dias atuais e a coroa portuguesa precisasse garantir a posse para todo o mundo, ao invés de contratar Pero Vaz de Caminha, o rei, provavelmente, chamaria uma equipe de comunicação e marketing, além de um influenciador digital bem popular que garantisse a informação para todos. A estratégia de posse das terras brasileiras pelo Rei D. Manoel e todo o processo de conquista do interior do estado realizado pelos sertanistas baianos está descrito no livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII, do escritor Renato Luís Bandeira. O lançamento da obra será realizada nessa terça(08), às 17h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Mais que uma visão nova sobre a conquista do Brasil, que já era bem conhecido por franceses, chineses, espanhóis, genoveses e até mesmo alemães, ele esclarece aspectos aprofundados sobre a colonização portuguesa e apresenta dois mapas sobre as tribos indígenas que povoavam o Estado e outro que pontua a localização das bandeiras nos séculos 16, 17 e 18. “O trabalho para fazer esse mapeamento foi significativo, mas acredito que será fundamental para ajudar a novos estudos e pesquisas sobre nossa história e sociedade”, diz  o autor.

Renato Bandeira, natural de Salvador, é escritor e já vendeu mais de 30 mil exemplares, (todos de publicação do autor), sendo seus títulos mais conhecidos: Chapada Diamantina – Histórias, Riquezas e Encantos, A Coluna Prestas na Bahia, A guerra dos coronéis e Dicionário Biográfico Cangaceiros e Jagunços. Sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e membro da ALAS – Academia de Letras e Artes do Salvador (cadeira 33). O livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII é o 13º título do autor e 25ª publicação. O evento é gratuito e aberto.


SERVIÇO

Lançamento do livro Sertanistas, Bandeirantes e Aventureiros no Sertão da Bahia: Séculos XVI, XVII e XVIII,

DATA: 08 de agosto de 2017

HORÁRIO: 17h

LOCAL: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Av. Joana Angélica, 43 – Piedade

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas