Lixo das praias vai parar no estômago dos humanos; saiba o porquê

Ação na praia de Stella Maris alerta para o 'ciclo de consumo de plástico'

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 16 de março de 2019 às 17:21

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/ CORREIO
. por Fotos: Almiro Lopes/ CORREIO

Há estudos que apontam que os seres humanos estão comendo plástico. Não de uma forma direta mas é quase isso. Quem conta é a bióloga Carla Circenis, uma das organizadoras da nona edição do projeto Passando o Rodo na Praia, que aconteceu na manhã deste sábado (16) na praia de Stella Maris.

Segundo a bióloga, estamos dentro de uma cadeia de consumo inconsciente de plástico por conta do chamado micro lixo, muito presente nas praias na forma de pontas de cigarro, partes de canudos, copos e embalagens que não são descartadas corretamente. O plástico sai das areias e vai para a água, onde é comido por diversos animais. Alguns deles são consumidos por humanos como camarões, crustáceos e alguns peixes. Crianças têm um dia educativos na praia (Foto: Almiro Lopes/ CORREIO) Por conta desse problema, o projeto passa um 'pente fino' na praia em busca desse tipo de resíduo. Mais de 70 crianças e voluntários participaram da ação. Gente como a pequena Brenda Gomes, de 11 anos, que apesar da pouca idade já tem discurso de gente grande."Todo o mundo precisa fazer um pouquinho para que a praia fique limpa. Cada coisinha que a gente tira da areia e até do mar pode salvar um bichinho", contou a pequena moradora do Bairro da Paz.Além de recolher o micro lixo da areia, o evento também contou com outras ações voltadas para quatro projetos sociais: brinquedoteca, estação de artesanato reciclável, estação de slime - uma espécie de massinha de modelar- e uma outra estação voltada para a reciclagem. Parte do material recolhido na praia, inclusive, foi para essa última estação.“São nove anos chamando atenção para a questão do lixo na praia. Principalmente quando falamos desse tipo de resíduo altamente poluente e que não encontra uma forma de reaproveitamento ou reciclagem”, contou Carla.A bióloga afirmou que a quantidade de micro lixo nas praias é maior do que o lixo comum, mais volumoso e visível. 

[[galeria]]

Hora da tartaruga Depois da trabalheira que foi para recolher todo aquele lixo da praia, as crianças se juntaram ao Projeto Tamar. Três tartarugas que foram reabilitadas pelos profissionais do projeto na Bahia retornaram para o mar. E aí foi só alegria: uma multidão de pequeninos se juntou para ver e tocar nos bichinhos que conquistariam sua liberdade em alguns instantes.

Quando as tartarugas foram para a areia, o clima de expectativa ficou evidente. Os olhinhos atentos aguardavam que alguma onda fosse resgatá-las. Quando aconteceu, foi uma explosão semelhante a um gol. Crianças batendo palma, incentivando e batendo palma. Valeu a pena deixar tudo limpinho para a partida delas.

*Com supervisão da editora Mariana Rios