Log do diário da quarentena

gabriel galo
23.03.2020, 17:23:50
Atualizado: 23.03.2020, 17:42:11

Log do diário da quarentena


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Lembra do Jornada nas Estrelas? Eu lembro. Quer dizer, lembro de algumas coisas. Uma delas, em especial, tem me vindo à mente o tempo inteiro. No início de cada episódio, a voz em off metia a data estelar num tempo muito distante e fora da mundanidade terrestre e dava as coordenadas de para onde seguia a Enterprise, a emblemática nave do Spock. Ah, bons tempos...

Hoje eu abro o olho pela manhã e a primeira coisa que ouço é a danada da voz dizendo que hoje é o dia que você escolher, a data estelar de sua minha preferência, narrada por uma apresentadora da Globo News.

Sei lá quando foi que entrei nessa quarentena, mas tempo, no isolamento, a gente aprende que é algo relativo. Segunda, quinta, domingo, que diferença faz? “Que dia é hoje?” é quase uma pergunta filosófica.

Confesso que comecei empolgado. Primeira segunda-feira de home office, e eu era a produtividade em pessoa. Mas a gente aprende também que esse negócio de procrastinar é algo que desenvolve na oportunidade. Depois de um tempo, antes das 11h da manhã é madrugada. Tudo fica pra depois.

E aí, aos poucos, a gente vai entrando em parafuso, sendo sugado a um universo paralelo, a um mundo invertido em que somos o avesso do avesso do avesso do avesso.

Acompanho as notícias. Só tem jornal passando, fazer o quê? Vejo na TV que povo corre pra estocar papel higiênico. Acho engraçado. Percebo que é na hora do desespero que a gente corre para assegurar aquilo que nos é mais valioso. A pessoa pode tossir de botar os pulmões pra fora, mas um buraco limpo garante dignidade.

Vi também que nas praias tem fiscal da Prefeitura botando o povo pra correr. Pô, taí uma profissão que Mainha botaria pra lenhar. Quando eu era moleque ela era a rainha de sair gritando “já pra dentro, menino!”, e todo mundo saía obedecendo, ai de quem fizesse oposição. Ah, bons tempos...

Mas ser humano é teimoso e quer viver no coletivo. E vai criando jeito de socializar. Inventaram desafio pra tudo quanto é lado nas redes sociais, multiplicaram vídeos de aulas com exercício na sala, tem até gente cantando na varanda! Mas a gente não está na Europa, não, que nos vídeos que eu vi o povo sabia cantar música bacana. Qual o quê!

Começou até bonito, mas depois de 3 minutos tem é guerra na sacada. Um de lá coloca funk, o outro chega com a panela, hoje rolou até Amado Batista por aqui e não sei mais o que fazer. Porque recomendação era de manter tudo aberto, pra arejar, que o vírus gosta de parapente e se pica. Mas como faz com essa gente toda se xingando aqui sem parar? Feliz tá é Dona Dalva, que vive pra xeretar a vida dos outros e agora é só crochê e sorriso de canto de boca vendo o circo pegar fogo.

Dizem que em no máximo 6 meses tudo passa e volta ao normal. A ver. Nem consigo mensurar quanto isso dá em datas estelares. Certo estava o Cazuza quando preconizou que “viver não é mais tão bacana quanto a semana passada”. Ah, bons tempos...

Dá meia volta aí, Spock, que deu ruim. Mas ele só me responde, com seu gesto eterno e voz da de plantonista: vida longa e próspera.

Gabriel Galo é escritor e não sabe nem que dia é hoje.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais