Lucas Arcanjo faz as contas do Vitória: 'Se precisar ganhar sete ou oito jogos, nós vamos ganhar'

Destaque na Série B, goleiro fala sobre o risco de rebaixamento à terceira divisão; confira os cálculos

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 4 de outubro de 2021 às 14:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: EC Vitória/Divulgação

Lucas Arcanjo nunca teve tanto espaço com a camisa do Vitória. Revelado na Toca do Leão, o goleiro de 23 anos é o principal destaque do time na Série B. O problema é que o sucesso dele embaixo das traves é inversamente proporcional ao do rubro-negro na competição.

A situação delicada do clube na tabela de classificação faz o goleiro trocar um pouco as luvas pela calculadora. “Tem que acreditar sempre. Enquanto tiver chance de permanecer, se precisar ganhar sete ou oito jogos, nós vamos ganhar para poder permanecer e deixar o Vitória na Série B”, promete o jogador, que concedeu entrevista nesta segunda-feira (4).

O Vitória ocupa a zona de rebaixamento, na 18ª colocação, com 26 pontos. Já são 13 rodadas seguidas no Z4 e seis jogos sem vencer. O último triunfo completa exatamente um mês hoje – foi no dia 4 de setembro, 1x0 sobre o Operário, em Ponta Grossa (PR), pela 22ª rodada.

Não à toa, a 10 rodadas do fim da Série B, os rubro-negros precisam fazer conta. De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as probabilidades do Campeonato Brasileiro, o risco de rebaixamento do Vitória é de 89,1%. A estatística piorou após a derrota por 3x0 para o Goiás sábado, no estádio da Serrinha, em Goiânia.

O resultado fez o Vitória se afundar na zona. A diferença agora é de seis pontos para o 16º colocado, que é o Brusque e tem 32 pontos. Uma posição acima do rubro-negro está o Londrina, que tem 30 pontos e ainda está no Z4. Ou seja, o Leão já não depende apenas das próprias forças para evitar o rebaixamento.

De acordo com os matemáticos e com o que foi visto nas edições anteriores, o 'número mágico' para escapar do rebaixamento é de 45 pontos. Neste cenário, o Vitória precisaria de mais 19 para alcançar tranquilidade. Isso significa vencer seis jogos e empatar um dos 10 que restam ou ganhar cinco e empatar quatro. Em qualquer hipótese, o Leão precisa vencer mais do que conseguiu em 28 rodadas até agora – o time só tem quatro vitórias.

Se mantiver o aproveitamento atual, o Brusque, que hoje é a primeira equipe fora da zona, terminaria a competição com 43 pontos, o que leva à conclusão de que, na prática, 44 seriam suficientes para o Leão escapar do rebaixamento este ano. Nesse caso, dá pra dar uma reduzida nas contas feitas por Lucas Arcanjo, pois seis vitórias seriam suficientes na reta final - ou cinco triunfos e três empates ou ainda quatro vitórias e seis empates.

O aproveitamento do rubro-negro na Série B é de 31% até aqui. Em 28 jogos, acumulou quatro vitórias, 14 empates e 10 derrotas. Agora, precisa do dobro: um rendimento de pelo menos 60% nas 10 partidas restantes.

“A gente tem que procurar vencer o mais rápido possível. A gente está até criando situações de gol, mas não está conseguindo concluir. Isso já vem de alguns jogos para cá. Tem que exercer bem as funções que o professor Wagner passa e errar o mínimo possível”, alerta Lucas Arcanjo.

O próximo jogo é contra um adversário que também luta para não cair para a Série C. Vice-lanterna, o Confiança soma 22 pontos. O duelo de desesperados será sábado (9), às 19h, no Barradão.