Lucio Vieira Lima lidera ranking dos deputados mais faltosos entre os 151 nordestinos na Câmara

satélite
14.07.2018, 05:00:00

Lucio Vieira Lima lidera ranking dos deputados mais faltosos entre os 151 nordestinos na Câmara

por Luan Santos

O deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB) foi o mais faltoso no primeiro semestre deste ano entre os 151 parlamentares do Nordeste na Câmara. Das 53 sessões deliberativas, Lucio se ausentou em 16 delas sem apresentar justificativa. O segundo no ranking é o paraibano Veneziano Vital (PSB), que não foi a 13 encontros. Em terceiro, com 12 faltas, vem outro baiano, Sérgio Brito (PSD), que foi o menos assíduo entre os parlamentares do estado nos últimos três anos. O cearense Ronaldo Martins (PRB) e o sergipano Laercio Oliveira (PP) completam a lista dos cinco primeiros, com 11 ausências cada. O levantamento foi realizado pela Satélite com base em informações disponíveis no site da Câmara. Foram consideradas somente as faltas sem justificativas.

Mais assíduos
Na outra ponta está o deputado Jutahy Junior (PSDB), que não registrou nenhuma falta. Ele se junta a um grupo de pouco mais de 20 deputados nordestinos que não tiveram ausência, nem mesmo justificada. 

Ranking nacional
No ranking nacional, Lucio Vieira Lima aparece na sexta posição entre os que tiveram mais faltas sem justificativa. Sérgio Brito, por sua vez, aparece na 15ª colocação empatado com outros seis parlamentares. Nessa lista, o líder é o deputado Vicentinho Júnior (PR-TO), com 22 faltas. Atrás dele vêm o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez (PT-SP), e Gabriel Guimarães (PT-MG), ambos com 21, seguidos por Irajá Abreu (PSD-TO), com 20, e José Priante (MDB-PA), com 18. O levantamento não considerou os deputados Celso Jacob (MDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC), que foram condenados pela Justiça e chegaram a ser presos.

Na Bahia
Já entre os baianos, além de Lucio e Brito, Arthur Maia (DEM), Fernando Torres (PSD) e Bebeto Galvão (PSB) completam a lista dos cinco com mais faltas. Maia e Torres tiveram nove ausências, enquanto Bebeto registrou oito. Entre os mais assíduos, além de Jutahy, sete parlamentares tiveram ausências, mas todas justificadas. São eles Daniel Almeida (PCdoB), Zé Rocha (PR), Márcio Marinho (PRB), José Carlos Aleluia (DEM), Valmir Assunção (PT), Nelson Pelegrino (PT) e Luiz Caetano (PT).

Na bronca
Enquanto os agentes comunitários de saúde comemoram a recente aprovação do piso salarial da categoria, na última semana, os prefeitos baianos não estão nada satisfeitos com a medida. Nada pessoal contra os agentes. Eles até apoiam a causa dos profissionais, mas afirmam que as prefeituras não têm como pagar a conta. Em todo o Brasil, o impacto nos cofres municipais vai ser de R$ 2 bilhões. Na Bahia, não ainda não há dados.

Alvos
O presidente da União dos Municípios da Bahia, Eures Ribeiro, diz que a receita  das prefeituras do estado caiu 22% desde o último mês. Segundo ele, há uma insatisfação dos prefeitos com os deputados. “Os deputados federais da  Bahia nos traíram. Fizeram o agrado com o chapéu alheio”, reclamou. 

"Teremos um país melhor quando meninos e meninas  estiverem em salas de aula, nas escolas, não em semáforos, e quando estudar for sua única ocupação", Bacelar, deputado federal, do Podemos, ao lembrar dos 28 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), data celebrada ontem. Para  ele, o estatuto foi criado com a principal função de garantir direitos para crianças e adolescentes

Pílula
Radar
 
O Ministério Público estadual (MP) abriu um inquérito para apurar uma irregularidade  na nomeação do advogado Adonai Araújo Cardoso para o cargo de procurador–geral do município de Valença, no final do ano passado. A questão é que ele tem menos de 35 anos, idade mínima para ocupar o cargo. Para o MP, a prática caracteriza improbidade administrativa. 
 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/camera-de-shopping-flagrou-conversa-de-empresario-que-matou-jogador-e-testemunhas/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/prepare-a-maratona-cinco-series-da-netflix-para-ver-apos-o-enem/