Made in Chapada: a busca pelo selo que pode valorizar ainda mais o café da região

podcast
03.11.2020, 06:30:00

Made in Chapada: a busca pelo selo que pode valorizar ainda mais o café da região


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Champanhe, Vinho do Porto, Presunto de Parma, Queijo Roquefort. Na prática, esses produtos são, respectivamente, um espumante, um vinho, um presunto e um queijo. O que os diferencia e os valoriza no mercado é uma indicação geográfica.

O que é isso? Indicação geográfica, ou IG, é uma forma de dizer que aquele produto segue normas específicas de fabricação, de acordo com a tradição e a história de um determinado local, ou que são únicos por serem beneficiados pelo clima e pelo ambiente de uma região.

Ou seja, é uma espécie de controle de qualidade, que diferencia o produto de um concorrente ordinário - valorizando o trabalho de quem está há anos sustentando a tradição e a fabricação daquela determinada região.

Aqui na Bahia, por exemplo, a Cachaça de Abaíra é uma indicação geográfica. Mas o estado está prestes a ter mais uma IG: o café da Chapada Diamantina, tão premiado no mundo pelo seu sabor, pode ter sua qualidade e tradição reconhecidas.

Nesse podcast, explicamos a fundo o que é indicação geográfica e o processo para obtê-la. Também analisamos em que pé está o projeto de registrar o café da Chapada Diamantina e os benefícios que isso trará para os pequenos produtores da região.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui.
Para ouvir no Spotify, clique aqui.
Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui.
Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui

Para esse podcast, ouvimos Luciano Seixas Ivo, consultor da Glocal Service e que está à frente do projeto de indicação geográfica; e Tatyana Portela, secretária de agricultura de Ibicoara, uma das cidades beneficiadas.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas