Madre de Deus adota educação em sistema integral em 100% da rede

Prefeito visitou a sede da Rede Bahia para apresentar os resultados positivos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2019 às 17:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

A cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, conseguiu transformar 100% da rede de educação em um sistema de ensino integral, ampliou a cobertura de saúde da família para 100% da população e há 8 meses não registra um homicídio ou tentativa de assassinato.

As informações foram divulgadas pelo prefeito Jeferson Andrade (DEM), na manhã desta quarta-feira (17), durante visita à sede da Rede Bahia, na Federação. O gestor apresentou os avanços registrados pelo município nos últimos anos.

“O objetivo da visita é tornar público aquilo que hoje se torna uma referência na Bahia e no Brasil. Um modelo de gestão que atende toda a população. Um dos exemplos é que nós nos tornamos, neste ano, a primeira rede municipal inteiramente integral do país. Os alunos, da Creche ao Fundamental II, entram nas escolas às 7h30 e ficam até as 16h30”, afirmou. Escola em tempo integral é destaque no município (Foto: Divulgação/ Prefeitura) Na prática, os 2.650 estudantes usam parte do dia para aprender as disciplinas escolares e outra parte para desenvolver algumas das seis atividades de lazer oferecidas pela rede municipal de ensino: judô, jiu-jitsu, karatê, boxe, futsal e handebol. O programa é inspirado em modelos de escolas cubanas, paulistas e cearenses.

O prefeito acredita que essa mudança, que começou a ser implantada gradativamente nas sete escolas do município nos últimos três anos, foi a responsável pela redução da violência na cidade. Faz cerca de 8 meses que Madre de Deus não registra assassinatos nem tentativas de homicídio. A cidade tem 23 mil habitantes. Prefeito destacou a redução da violência na cidade (Foto: Marina Silva/ CORREIO) Ele foi recebido pelo presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, e pela diretora e acionista do CORREIO, Renata Correia, além de outros representantes do grupo. O diretor executivo da W4 Comunicação, Robson Wagner, que assessora a prefeitura, também estava presente.

Antonio Carlos Júnior destacou a importância do papel social e democrático da imprensa. “Sempre recebemos prefeitos e representantes de órgãos e instituições públicas que querem apresentar os resultados de bons trabalhos. É importante para a Rede Bahia receber os dirigentes dos municípios e contribuir com a divulgação dessas ações”, afirmou.

Madre de Deus vai completar 30 anos no dia 13 de junho, mas, segundo o prefeito, o maior presente já foi entregue: a ampliação da cobertura de saúde da família para toda a população. São sete unidades de saúde, além do hospital municipal. São sete Unidades de Saúde da Família no município (Foto: Divulgação/ Prefeitura) Renata Correia frisou sobre o comprometimento do CORREIO e dos outros veículos da Rede Bahia com o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado, e disse que as redações estão abertas para noticiar os fatos com credibilidade.  

“A Rede Bahia tem capilaridade e condições para dar espaço, dentro dos nossos noticiários, para o que acontece de importante na Bahia. Nossas redações são portas abertas para esses tipos de notícia, ações que contribuem para o melhor desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

Agora, a prefeitura está focando os esforços na negociando para a implantação de uma nova indústria na região. Uma fábrica de calçados assinou um protocolo de intenções com o município, e o galpão onde a empresa deve funcionar está em fase de edificação. A expectativa é que sejam gerados 400 novos empregos até o fim do ano.