Maia condiciona inclusão de estados na reforma da Previdência a apoio de deputados nordestinos

Jairo Costa Junior com Júlia Vigné

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2019 às 13:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Cara na vitrine O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), avisou ao governador Rui Costa (PT) que, para reincluir os estados na reforma da Previdência, ele será obrigado a cumprir duas exigências: defender publicamente a proposta e garantir que os sete parlamentares baianos do PT votem a favor da PEC. Sem isso, assegurou Maia, não há chance de acordo que contemple o desejo de Rui e demais governadores nordestinos. O grupo, que se recusa a apoiar a reforma de modo claro e a pressionar deputados de suas bancadas a fazerem o mesmo, virou o maior entrave nas negociações para inserir estados e municípios na proposta. As condições foram apresentadas a Rui ontem, em Brasília, após reunião de Maia com oito governadores do Nordeste.Costura feita Crítico do posicionamento adotado por Rui Costa em relação à reforma, o prefeito ACM Neto, presidente nacional do DEM, desembarcou ontem na capital federal para discutir com Rodrigo Maia a contrapartida do petista no acordo.

Pausa no destino A viagem de ACM Neto para Brasília adiou a decisão sobre a eventual ida do secretário de Promoção Social de Salvador, Léo Prates (DEM), para a pasta da Saúde. Ambos iriam se reunir ontem, no Palácio Thomé de Souza, para definir o futuro do deputado estadual licenciado, mas o encontro foi cancelado por causa da mudança de última hora na agenda de Neto.

Outro revés O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho, que trocou o PCdoB pelo PT, sofreu nova derrota na Justiça. Agora, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou recurso contra a cassação de sua candidatura a deputado federal em 2018. Com votos suficientes para se eleger, Carvalho foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e ficou sem o mandato.

Apelo final O Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviou os autos da chacina do Cabula para o Supremo. A decisão de não federalizar o caso ocorreu em novembro passado, mas a Procuradoria-Geral da República apresentou recurso para que a Corte máxima avalie o pedido.

Asas abertas O governador Rui Costa deve embarcar no próximo dia 3 para a Espanha, como parte das negociações envolvendo a montagem de um hub da Air Europa no aeroporto de Salvador. Na visita aos dirigentes da companhia aérea, Rui vai apresentar uma proposta para tentar atrair o interesse dos espanhóis, no rastro da lei que abriu o mercado de aviação comercial no Brasil para o capital estrangeiro.

Noites na cela O ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos Antônio Dessa Cardozo, mais conhecido como “Furão”, foi condenado a mais de cinco anos de prisão em regime semiaberto, por desviar verbas destinadas à Educação. Ele é acusado de fraudar contratos e usar notas fiscais falsas em esquema envolvendo transporte escolar."Previdência é um assunto nacional. Sou contra a reforma, mas se tem que fazer, tem que incluir os estados. Eu não posso ter um critério em Brasília e outro em Chorrochó" afirmou o deputado federal pelo Podemos da Bahia, João Carlos Bacelar, que diz ser contrário à proposta, mas  defende, em contradição óbvia, a inserção de estados e municípios no texto que muda as regras previdenciárias para servidores