Mainha voltou! Fora do Carnaval de 2018, Ivete Sangalo retorna à folia neste sábado

Ela comandou o bloco Coruja, que ainda sai domingo (3) e segunda (4)

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 2 de março de 2019 às 20:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: A última vez que Ivete se apresentou foi o Carnaval de 2017

“Esse Carnaval é para eles. É para todos os meus filhos, os meus zamuris”. Se tem uma frase que resume bem o sábado (2) de Ivete Sangalo, quando Salvador e o resto do Brasil esperavam pelo retorno da cantora ao Carnaval. Mainha – que não é só de Marcelo, Marina e Helena –, finalmente, está de volta. 

Não eram só os foliões do Coruja que não aguentavam de ansiedade. Não era só a própria Ivete quem estava com a expectativa lá em cima – ou, nas próprias palavras dela, com dor de barriga de prova. “A barriga fica ‘blu blu blu blu”, disse, logo cedo, em seu perfil no Instagram. Era muito mais do que isso: o próprio Carnaval de Salvador parecia estar esperando por ela. 

Foram dois anos longe da festa: a última apresentação foi na folia de 2017. Em 2018, ela ficou de fora da folia para dar à luz às gêmeas Marina e Helena. Por isso, desde o ano passado, o Carnaval de 2019 era esperado – e talvez tenha sido essa a razão pela qual este sábado marcou o retorno de uma Ivete “mais” Mainha do que nunca.  Ivete voltou mais 'Mainha' do nunca (Foto: Betto Jr./CORREIO) Com um body em amarelo neon assinado pela estilista Helô Rocha, do Atelier Le Lis Blanc, Ivete aportou na Barra às 16h, para delírio de uma multidão que já gritava por ela antes mesmo de sua chegada. O look combinava com a decoração do trio, todo estilizado em cores neon e assinado pelo cenógrafo Gringo Cardia, responsável pela curadoria dos museus Casa do Carnaval e A Casa do Rio Vermelho."Haja coração para aguentar essa pressão", resumiu a cantora, no início do percurso. Antes de arrastar a multidão com a primeira música – Teleguiado, sua aposta para a folia –, Ivete revelou que vinha esperando por esse momento. “Esse é um ano muito especial, com um amor maravilhoso que estou aqui transbordando para vocês. Só peço a vocês que se divirtam, porque estamos aqui para nos divertir”. 

No trio, com ela, artistas como Cláudia Raia, Luísa Sonza, Bruna Marquezine, André Marques e Carlinhos Maia. Ao longo de todo o percurso, Ivete soou maternal. Aos foliões – do bloco ou não –, só mensagens de carinho. Eram “seus amores”. "Eu gosto assim, todo mundo juntinho", comemorou.  Ivete guiou uma multidão da Barra até Ondina (Foto: Betto Jr./CORREIO) Cheia de amor Tanto carinho não tinha como não ser recíproco. Nas varandas dos prédios ao longo do circuito, faixas e cartazes exibiam declarações de amor - sempre frases como "Ivete, saudades de você" e "Veveta, a gente te ama". Entre os foliões, tinha gente de todos os cantos do Brasil. De Belém (PA), a médica Aline Abreu, 35 anos, veio com a namorada, a advogada Ana Paula Barbosa, 27, e a engenheira Amanda Nazaré, 29, para uma maratona de três diante Mainha. Aline, Ana Paula e Amanda vieram de Belém (Foto: Thais Borges/CORREIO) "Ano passado viemos sem ela e foi o pior Carnaval. Foi ruim, sem graça", disse Aline. Elas até gostam de outros artistas – ainda pretendiam sair com Durval Lelys, Bell Marques e Daniela Mercury. No entanto, acreditam que nada pode ser comparado à energia de Ivete. "Eu digo que, se, no ano passado, tivesse tido um trio sem ela, mas tocando as músicas dela, eu teria vindo da mesma forma. Porque Ivete é Carnaval", completou Ana Paula.

A advogada Amarílis Araújo, 38, foi outra que não conseguiu segurar a emoção. Chegou a chorar quando viu a cantora chegar ao trio. Moradora de Belo Horizonte, vai acompanhar Ivete no Carnaval pela primeira vez."Estou com medo de ter um infarto. Já a vi em BH várias vezes, mas aqui é diferente. Aqui é a terra dela", opinou.  Amarílis (de tope preto) e Glenda (na frente) vieram com a família só para ver Ivete (Foto: Thais Borges/CORREIO) A também advogada Glenda Machado, 36, chegou a vir na folia do ano passado, só porque se programou antes de saber da gravidez da cantora. "Salvador tem o melhor Carnaval do mundo, mas faltava ela. Estamos preparadas para ela", disse, antes do bloco começar.

No circuito, o amor vinha de todos os cantos. No caso do oficial de justiça André Brasil, 37, só a presença do engenheiro Tácio Souza, 24, já era uma prova desse amor. "Desde que ela lançou o DVD (Live Experience), em dezembro, ele fala diariamente dessa volta de Ivete. Não aguento mais. Vim arrastado", disse Tácio, aos risos, antes de admitir que se diverte com a energia do bloco.  Tácio (à esquerda) foi ao bloco para acompanhar o namorado, André (Foto: Thais Borges/CORREIO) André, por sua vez, admite a paixão. Fã da cantora desde os 13 anos, já chegou a ir até para Nova York vê-la. "Estou me preparando para ser feliz, para momentos de felicidade. Ela é a maior cantora que o Brasil já viu", explicou André.

Tinha, ainda, o amor da despedida de solteira da administradora Maria Eduarda Brito, 26. A noivinha veio do Rio de Janeiro com um grupo de amigas de infância para ver Ivete no Carnaval pela primeira vez. "Sou muito fã dela, por isso todo mundo veio ver Ivete. Sei que vai ser inesquecível", disse. O noivo também teve uma despedida de solteiro – mas no Carnaval do Rio mesmo.  Maria Eduarda (de véu) fez uma despedida de solteira no bloco (Foto: Thais Borges/CORREIO) Teve quem aproveitasse a lua de mel no meio do bloco. A policial  militar Rafaelly Gentil, 33, e o também PM Robson Moraes, 27, casaram no dia 27, em Belém (PA), e vieram curtir as núpcias com Ivete, no Carnaval. Rafaelly e Robson (no centro) casaram e vieram passar a lua de mel aqui, com amigos (Foto: Thais Borges/CORREIO) "Era um sonho. Compramos desde junho, num grupo de 13 amigos, todos policiais militares", disse a recém-casada.Para coroar um dia cheio de amor, teve até pedido de casamento em cima do trio. O digital influencer Carlinhos Maia fez a proposta ao noivo, Lucas Guimarães, na frente de todo o bloco. “Ivete me fez pedir Lucas de novo em casamento, para toda a Bahia abençoar ainda mais”, postou Maia, em seu Instagram. “Eu fico feliz quando vejo as pessoas se amando, na base do beijo e na base do amor”, completou a cantora.