Mais da metade dos acidentes são causados por sono e cansaço, diz pesquisa

No ano passado, ocorreram 4.056 acidentes de trânsito nas estradas brasileiras cuja causa presumível foi dormir ao volante

  • Foto do(a) author(a) Redação iBahia
  • Redação iBahia

Publicado em 26 de setembro de 2016 às 04:17

- Atualizado há um ano

(Foto: Arquivo/CORREIO) No Dia Nacional do Trânsito, foi comemorado no domingo (25), e uma pesquisa realizada registrou a importância da qualidade do sono do motorista. Dados da Associação Brasileira de Medicina e Tráfego (ABRAMET) apontam que sono e cansaço representam 60% dos acidentes de trânsito do país.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no ano passado, ocorreram 4.056 acidentes de trânsito nas estradas brasileiras cuja causa presumível foi dormir ao volante. Destes, 328 foram fatais e 835 resultaram em feridos graves.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em escala mundial, cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem nestes tipos de acidente. “A privação de sono e alguns distúrbios, como ronco e apneia, provocam sintomas como sonolência diurna excessiva, falta de atenção, dificuldade de concentração e alterações de humor. É preciso dormir com qualidade para preservar as funções cognitivas, motoras e perceptivas”, esclarece Kenya Felicíssimo.

Dados da Fundação Nacional do Sono mostram que a insônia aumenta em 250% o risco de acidentes de trânsito; em caso de apneia, esse risco é elevado para 700%.