Mais de 70% dos caminhoneiros estão em casa na greve, revela pesquisa

Ainda que tenham reduzido os bloqueios nas estradas, boa parte dos motoristas ainda não retornaram ao trabalho

Publicado em 30 de maio de 2018 às 15:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: EBC
.

Mais de 70% dos caminhoneiros não foram para as estradas participar da manifestação nacional. A informação é do Ipsos e do Truckpad, maior aplicativo (app) de cargas para caminhoneiros do Brasil. 

No momento da entrevista, apenas 3% dos caminhoneiros estavam rodando normalmente. A grande maioria estava em casa, e apenas 24% em manifestação, nas estradas. Portanto, ainda que tenham reduzido os bloqueios nas estradas, boa parte dos motoristas ainda não retornaram ao trabalho. A pesquisa online foi feita com caminhoneiros usuários do app, entre 15h e 19h de terça-feira (29), e têm por objetivo captar o humor dos caminhoneiros neste momento.

Redes sociais Outra informação que a pesquisa traz é a confirmação da influência da internet na formação da paralisação. As redes sociais foram o meio de disseminação da paralisação para mais da metade dos caminhoneiros - 45% dos caminhoneiros tomaram conhecimento pelo app WhatsApp e 9% via Facebook. 

Segundo a pesquisa, apenas 1% foram convocados por sindicato ou associações, mostrando que realmente trata-se de um movimento iniciado pela coletividade dos motoristas, não tendo partido de nenhuma organização central. A grande maioria (82%) informou não fazer parte de nenhuma associação.

Perspectiva A depender da disposição dos caminhoneiros, a discussão ainda está longe de terminar. 65% informou estar disposto a continuar parado até alcançar as reivindicações. Este percentual poderia indicar que os compromissos assumidos pelo governo ainda não foram totalmente disseminados entre a categoria. Porém, quando perguntados sobre o que falta para acabarem com a paralisação, as principais respostas são “Redução maior ainda no preço do diesel”, e “Garantias de que o preço será controlado no longo prazo”, evidenciando uma falta de confiança nos compromissos assumidos.

[[galeria]]

Cerca de 850 caminhoneiros participaram da pesquisa. Destes, pelo menos 81% são autônomos, enquanto 10% é empregado de algum transportador e 7% agregado. A greve dos caminhoneiros chega ao seu décimo dia nesta quarta-feira (30), com a retomada gradual do abastecimento e a redução dos pontos de bloqueio. Durante a tarde de terça (29), a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) divulgou uma nota em que afirma que a greve dos caminhoneiros foi “extraordinária”, mas que o movimento começa a sofrer um desgaste desnecessário. O documento aponta que a pauta de reivindicações – entre os itens a redução do preço do diesel e uma nova política de preços para os fretes – foi plenamente atendida pelo governo.