Mais de 87% dos empresários baianos apostam nas vendas online

Empreendedorismo digital cresce junto com a pandemia e redes sociais ajudam a impulsionar negócios

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  • Carolina Cerqueira

Publicado em 5 de julho de 2021 às 07:27

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: A loja virtual Visto que Verso surgiu em 2020 e utiliza o Instagram e o WhatsApp Business para vendas (Foto: Arquivo Pessoal)
. por Sirley utilizou o Instagram para impulsionar a sua confeitaria (Foto: Arquivo Pessoal)

O número de microempreendedores individuais (MEIs) teve um aumento de 18,8% na Bahia de 2020 para 2021. Em abril do ano passado, eram 540.934 registros e, em abril deste ano, 642.540. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo especialistas, esse crescimento está diretamente conectado ao mundo digital, que vem facilitando a vida de muitos empreendedores e impulsionando seus negócios. Uma pesquisa feita pelo Sebrae em maio deste ano apontou que 87,55% dos empresários baianos pretendem permanecer ou iniciar a comercialização dos seus produtos através dos meios digitais. 

Ainda de acordo com a pesquisa, daqueles que já estão vendendo online, 61,41% afirmam usar a ferramenta WhatsApp Business, enquanto 48,96% usam redes sociais, como o Instagram. Segundo a diretora de operações do aplicativo na América Latina, Adriana Grineberg, o Instagram atua como um grande canal de conexão entre marcas e consumidores, quebrando a barreira física que, especialmente durante a pandemia, tem se mostrado bastante limitante. 

“As diversas ferramentas da plataforma, como stories, IGTV, reels e outras, permitem que os negócios possam continuar conectados com os clientes e aproveitar as datas comerciais para alcançar novos públicos potenciais. Estamos comprometidos em continuar apoiando negócios de todos os tamanhos a seguirem em frente e embarcarem nesse processo de digitalização tão essencial para o momento”, afirma a diretora de operações. 

A loja Prata Salvador é uma das novas apostas online que surgiram com a pandemia, entre fevereiro e março de 2020. Através do perfil no Instagram e da conta no WhatsApp, as sócias Letícia e Vanessa vendem acessórios de prata para todo o Brasil, se dividindo entre a parte administrativa/financeira e divulgação/vendas. Para elas, a loja física também não foi vista como vantagem.  A loja virtual Prata Salvador possui perfil no Instagram, conta no WhatsApp e tem um site em construção (Foto: Reprodução) “Priorizamos trabalhar de forma online por conta das vantagens que a internet nos oferece e também por um pouco de receio diante daquele começo de pandemia que já se mostrava preocupante. A gente acreditava que não era o momento de passar por uma exposição maior e investir em uma estrutura física”, explica Letícia Nacarini, de 32 anos. 

Letícia e Vanessa utilizam o Instagram e o WhatsApp e estão agora investindo em um site. “O Instagram sempre foi a nossa vitrine, um espaço democrático onde compartilhamos nossos gostos, ideias, produtos, pensamentos e identidade. Hoje, conseguimos alcançar pessoas em todos os cantos do mundo graças aos benefícios da internet. Quando atendemos clientes de outros estados, por exemplo, sem dúvida, é consequência dessa rede de comunicação virtual e gera uma alegria enorme pra gente. Com certeza vamos explorar cada vez mais esse universo online”, ressalta Letícia.

Mas, assim como em qualquer negócio, os desafios bateram à porta virtual da Prata Salvador. Mesmo com o domínio das ferramentas do aplicativo, passar a utilizá-las para um negócio foi uma mudança que exigiu adaptações. “A internet é muito dinâmica. Não é tão difícil assim ficar desatualizado em pouco tempo. Então fomos estudar as redes sociais e buscar informações. E seguimos fazendo isso”, diz a sócia Vanessa Malvar, de 34 anos.  Letícia (à esquerda) e Vanessa (à direita) se dividem entre as funções exigidas pelo negócio (Foto: Arquivo Pessoal) Além das dificuldades de lidar com as exigências do aplicativo, uma loja virtual também demanda tempo e disponibilidade. “Temos que ter uma frequência de postagens, atender todos os clientes em tempo hábil e criar um canal de comunicação direta para maior facilidade. Aos poucos, estamos descobrindo novas formas de fazer mais e melhor. Isso requer bastante tempo e estudo, mas estamos aí pra isso”, acrescenta Vanessa. 

A loja online @vistoqueverso também teve início em 2020 e se mantém 100% online. Formada pelo casal Gabriel e Renata em novembro do ano passado, ela oferta camisas com frases bordadas. O processo de divulgação e venda da Visto que Verso é feito exclusivamente pelo Instagram e pelo WhatsApp Business. Hoje, o perfil da loja tem mais de 5 mil seguidores e o casal já chegou a marca de 60 encomendas na época do Natal, enviando camisas também para outros estados do país. 

“Desde o início, já fomos com foco no Instagram, não consideramos local físico porque exigiria um investimento muito grande. O Instagram é uma forma simples, prática e que muita gente está usando. Tem muita loja surgindo, de um monte de coisa, como roupa, acessórios, comida. A gente foi vendo isso e pensando que era uma coisa que estava dando certo para um monte de gente, então poderia dar certo para a gente também”, conta Renata Marchi, de 22 anos. 

O processo de crescimento da loja, porém, não foi tão simples e exige, até hoje, pesquisa e dedicação. Renata e Gabriel começaram a divulgação do perfil entre os amigos e, depois, fizeram parcerias com outras páginas com propostas parecidas com a deles e também realizaram sorteios. Segundo Renata, essas estratégias foram fundamentais para o crescimento do número de seguidores. Mas o trabalho não parou por aí.   Gabriel e Renata contaram com o auxílio de cursos de e-commerce para administrar o novo negócio (Foto: Reprodução) “Fizemos alguns cursos básicos de e-commerce para aprender a como gerenciar essas redes e como conseguir mais clientes. O Instagram é cheio de regras, tem o algoritmo, são muitos detalhes. Aí fomos aprendendo também com a prática. Começamos com posts de forma forma, aí vimos que não deu muito certo e mudamos. Quando algo tem muita curtida, comentário, divulgação, a gente já vê que aquilo funciona e aí passa a usar mais”, diz.  

A Confeitaria Sirley Lemos não nasceu no Instagram, mas as vendas foram impulsionadas a partir da criação do perfil @sirleylemosconfeitaria no aplicativo, no primeiro semestre de 2020. Sirley, de 52 anos, começou fazendo bolos de aniversário a partir de pedidos de amigos e familiares em datas especiais, mas a situação financeira apertou e ela precisou complementar a renda. A confeitaria foi ganhando forma aos poucos, até que Verônica, prima de Sirley, teve a ideia de divulgar o negócio através do aplicativo. Hoje, a confeitaria recebe uma média de 30 encomendas por semana. 

“Ela não é especialista, mas entende dessas coisas e quis ajudar. Aí ela montou uma logo, criou a conta e até já conseguiu logo seguidores. Foi ótimo! Foi a partir disso que o negócio impulsionou mesmo. Eu coloquei um link na bio que vai direto para o meu WhatsApp e é por lá que tenho o contato com os clientes”, diz Sirley. 

A empreendedora diz que tinha receio da exposição e também de como iria administrar a página, mas, com a ajuda da filha de 14 anos, ela vem superando os obstáculos do mundo digital. “Na minha idade, esse lado tecnológico ainda é um pouco complicado, então ela é que está por dentro de tudo. Aí a gente faz os stories e ela diz quais são as melhores músicas para inserir, qual o melhor horário para postar. Agora a moda é o reels, então ela já disse que precisamos fazer um. Também já me disse que eu preciso aparecer mais nas publicações porque as pessoas gostam disso, então já estamos pensando nisso”, conta. 

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Confira dicas para impulsionar as suas vendas no Instagram: (Fonte: Assessoria/Instagram)Crie um perfil comercial: Habilite o perfil comercial do Instagram. Com ele, o empreendedor tem acesso a importantes ferramentas para desenvolver seus objetivos de negócio, conhecer sua audiência e analisar o desempenho da marca.  Feed: O Feed é a sua vitrine virtual! Mostre os detalhes dos seus produtos através das fotos e não esqueça de incluir informações, como materiais, usos e preços.  Stories: O formato é um importante aliado das marcas. Procure desenvolver conteúdo criativo que capte a atenção do seu consumidor e utilize o Stories para anunciar novos produtos, promoções e mostrar o dia-dia da marca, aumentando ainda mais a proximidade com o consumidor. Com a ferramenta, também é possível criar um "Destaque" com todos os produtos que fazem parte da nova coleção ou todas as informações para saber qual o seu tamanho, por exemplo. Além disso, o adesivo de perguntas também é um ótimo recurso para conhecer a sua audiência.  Reels: A nova ferramenta de vídeos curtos oferece ao empreendedor a oportunidade de inovar e ser criativo para apresentar sua marca e produtos. Através de diversas ferramentas de edição, é possível mostrar as diferentes maneiras de utilizar uma saia, por exemplo.  Direct: O perfil no Instagram é uma comunicação de via dupla! Responda as mensagens recebidas e tire as dúvidas dos seus clientes através do Direct. Também é possível classificar por estrelas ou filtrar as conversas para voltar às mensagens que o empreendedor deseja acompanhar.  IGTV: Oportunidade de produzir um conteúdo mais aprofundado, seja sobre o processo de produção, as inspirações da última coleção ou até mesmo um conteúdo adicional que tenha sintonia com a marca e possa fortalecer a conexão com os consumidores, como por exemplo uma receita.  Ao Vivo: As transmissões oferecem uma conexão instantânea com os seguidores e é uma oportunidade para compartilhar novidades, gerar um debate sobre questões relacionadas à marca, responder dúvidas e interagir com os clientes. A facilidade de começar a transmitir Ao Vivo com apenas um toque no Instagram também ajuda para possibilitar essa conexão de forma rápida, simples e sem necessidade de uma grande produção específica Ferramenta de compras: Através de um catálogo de produtos é possível marcar os respectivos preços em suas fotos, assim como é feito o tag em pessoas. A aba "Comprar" no Instagram realiza uma das tarefas mais importantes na melhoria do desempenho do comércio eletrônico: facilita a compra. Com um clique, o público pode ir diretamente para a página do produto e adicioná-lo ao carrinho e, reduzindo o tempo de pesquisa e cliques e aumentando as chances de conversão.  Insights e métricas: Utilize esta ferramenta para tomar decisões estratégicas com base nos dados que a plataforma oferece. Ela fornece informações como visualizações do perfil, cliques em sites e informações valiosas sobre seus seguidores, como idade e os horários em que estão mais ativos no Instagram. *Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro