Mais uma delegada denuncia chefe ao MPT por assédio moral

salvador
08.11.2019, 05:29:00
Emília (esquerda) foi denunciada por Marley (direita) (Fotos: Arquivo CORREIO)

Mais uma delegada denuncia chefe ao MPT por assédio moral

Primeira queixa aconteceu em junho e a segunda em novembro

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Mais uma delegada denunciou a coordenadora da Central de Flagrantes da Polícia Civil, Emília Blanco, por assédio moral. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), Marinalva Ribeiro da Silva formalizou a denúncia no órgão na terça-feira (5). O teor da é similar ao da delegada Marley Reis de Oliveira, feito em junho deste ano.

As duas são delegadas na Central de Flagrantes e acusam Emília de praticar assédio moral e psicológico. O MPT informou que está estudando o caso para decidi se vai abrir um inquérito. Até o momento, um escrivão foi ouvido como testemunha, mas o órgão informou que mais pessoas serão ouvidas nessa mesma condição antes dos procuradores tomarem uma decisão.

A denúncia da delegada Marley, 54 anos, foi divulgada pelo Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) nesta quinta-feira (7), mas o registro foi feito no MPT em 19 de junho. Em nota, a instituição afirma que os assédios começaram logo após Emília assumir a coordenadoria da Central de Flagrantes, em maio do ano passado.

“Por sempre ter tido uma boa relação na unidade, Marley e as colegas de trabalho criaram um grupo no WhatsApp para promover uma integração entre as servidoras de Salvador e trocar informações relacionadas ao cotidiano laboral da unidade. A coordenadora se sentiu incomodada com o grupo de WhatsApp e começou a perseguir a delegada por causa das postagens que eram feitas no aplicativo”, afirmou o sindicato em nota.

A delegada, segundo o Sindipoc, acusa a coordenadora da Central de Flagrantes de tentar induzi-la a praticar tortura com presos para colher depoimento dos acusados e fazê-los confessar o crime.

“Eu dizia em alguns casos que não tinha como dar flagrante e ela dizia que eu tinha como dar meu jeitinho (...) Até laudo de preso ela me pedia, eu dizia que era delegada de polícia e que não poderia dar laudo de sanidade mental”, denuncia Marley Reis.

O Sindipoc afirmou também que, após a denúncia ser feita, a Marley foi retirada do cargo de delegada da Central de Flagrantes. Atualmente, ela está de licença do cargo após ter apresentado sintomas de Síndrome do Pânico.

A Polícia Civil, em nota, afirmou que a Corregedoria da Polícia Civil (Correpol) “apura a denúncia e irá ouvir todos os servidores envolvidos no caso, com o objetivo de esclarecer a veracidade dos fatos”.

Procurado, o Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) não se pronunciou sobre o caso até a publicação dessa reportagem.

O CORREIO ainda não conseguiu contato com as três delegadas.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais