Manchas de óleo voltam a aparecer em Alcobaça, um dos polígonos de Abrolhos

Novos vestígios de óleo chegam a Alcobaça, um dos polígonos de Abrolhos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2019 às 08:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Manu Dias/GOVBA

Novos vestígios de petróleo cru chegaram a Alcobaça, município no Extremo Sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (6), segundo a Rede Abrolhos. Não há, ainda, estimativa de quantos quilos foram recolhidos da praia.

O biólogo Rodrigo Leão de Moura, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos coordenadores da Rede Abrolhos, grupo de pesquisa que atua no monitoramento da saúde dos ecossistemas do Arquipélago há quase duas décadas, enviou ao CORREIO um vídeo que confirma a chegada da segunda onda de óleo (veja abaixo).

O município está em um dos polígonos de proteção do arco de recifes costeiros do Parque de Abrolhos. O parque abriga a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul e possui dois polígonos: um protege o arco de recifes costeiros localizado entre os municípios de Alcobaça e Prado; e outro que abrange o Arquipélago dos Abrolhos - composto pelas ilhas Redonda, Siriba, Sueste, Guarita e Santa Bárbara.

Leia também: Posso ir à praia? Depois do óleo, dúvida atormenta banhistas

Nesta terça-feira (5), a visitação ao local foi suspensa até o dia 14 de novembro.  A previsão é de que o parque reabra no feriado de 15 de novembro.

As visitas já haviam sido suspensas no último domingo (3) devivo às atividades de limpeza da região. O prazo inicial era de três dias. A primeira suspensão ocorreu pela  chegada de óleo no Arquipélago de Abrolhos no dia 2 de novembro.    A Ordem de Serviço publicada na terça-feira (5) apontava que o início da maré de sizígia, que provoca uma amplitude na variação do nível do mar e gera mais força na circulação de correntes marinhas, poderia trazer novos fragmentos de óleo para o local.

Mas, na ocasião, o chefe do parque, Fernando Repinaldo Filho, afirmou ao CORREIO que estava chegando cada vez menos resíduos ao local.

Leia também: Sem destino: óleo vazado é jogado em lixão, guardado em casa e até hotel

Na segunda-feira (4) o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhou as ações de equipes da Marinha do Brasil e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no local.

O Parque de Abrolhos passa por um rigoroso monitoramento diário. Navios da Marinha, drone, mergulhadores autônomos, embarcações de pescadores voluntários, Pesquisadores, ONGs, voluntários e a equipe do ICMBio trabalham monitorando a unidade de conservação.   Em nota, o ICMBio informou que foi montada uma barreira de contenção no estuário do Rio Caravelas. O equipamento foi cedido pela empresa Suzano Papel e Celulose. Segundo Repinaldo Filho, instalar a barreira não é simples, pois o material é pesado. 

Leia também: Confira mapa de locais atingidos por mancha de óleo na Bahia   A barreira tem 84 centímetros de altura, sendo que 42 cm ficam dentro d'agua e 42 cm ficam fora d'agua. Ela é feita de uma lona sintética resistente e barras de aço verticais.

Morro de São Paulo sujo de novo A Prefeitura de Cairu confirmou, nesta terça-feira (5), que foram identificados novos sinais óleo no final da tarde na praia de Garapuá e na Quinta Praia em Morro de São Paulo.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o óleo que atingiu o Nordeste

iferente de dias anteriores, o óleo chegou em pequenos fragmentos espalhados na extensão de areia. "Imediatamente após identificado, o produto foi removido pelas equipes de limpeza", informou em nota.

O monitoramento segue nas praias do Arquipélago. Só em Cairu já foram recolhidos mais de 50 toneladas de óleo das praias.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier