Marquezine acusa governo de ‘descaso’ e cobra medidas contra óleo em praias

Atriz também mandou mensagem de apoio ao povo nordestino

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 23:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Foto: Reprodução A atriz Bruna Marquezine usou as redes sociais para criticar o governo de Jair Bolsonaro que, segundo ela, "age com descaso" e prefere "apontar dedos do que decretar estado de emergência" a buscar "ajuda de outros países". Nesta segunda-feira (21), ela postou em seu Instagram um textão no qual cobra uma ação mais efetiva do presidente e seus comandados para conter o avanço da mancha de óleo que já se espalha por mais de 2 mil quilômetros do litoral nordestino.

"Precisamos exigir que as autoridades tomem atitudes urgentes. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam atuar imediatamente para conter o avanço do petróleo e tomar toda e qualquer providência para minimizar os dados causados ao nosso ecossistema, já que não é possível reverter totalmente os impactos do derramamento", escreveu a atriz.

Ela destacou o que considerou inércia do governo, para quem o petróleo cru vai gerar um dano ao meio ambiente que poderá levar décadas para se recuperar.

"Pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo contaminar toda a cadeia alimentar da qual nós fazemos parte", lembrou a atriz.

Ela ainda enfatizou que os governos estaduais e municipais não têm "preparo e estrutura" para lidar com o vazamento do óleo.

"Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O mundo está vendo que vocês estão limpando o óleo do nosso mar no braço. Obrigada. Eu, do fundo do meu coração, queria poder estar aí, fisicamente, me sentindo mais útil nessa luta. Por último, por favor, tomem os cuidados necessários para preservar a saúde e continuem documentando tudo que está acontecendo e o quanto o nosso meio ambiente, vocês e consequentemente todos nós estamos sendo afetados", comentou a atriz.

Veja a postagem.
Ver essa foto no Instagram

???????????? PRECISAMOS EXIGIR QUE AS AUTORIDADES TOMEM ATITUDES URGENTES. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam ATUAR IMEDIATAMENTE pra CONTER O AVANÇO DO PETRÓLEO e tomar toda e qualquer providência pra MINIMIZAR OS DANOS causados ao nosso ecossistema, já que NÃO É POSSÍVEL REVERTER TOTALMENTE OS IMPACTOS do derramamento. O nosso meio ambiente pode levar DÉCADAS para se recuperar dessa tragédia. Já são mais de 300 PRAIAS do nordeste CONTAMINADAS pelas manchas de óleo. E pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo CONTAMINAR TODA A CADEIA ALIMENTAR da qual NÓS fazemos parte. Repensou agora? O Brasil, e principalmente os governos estaduais e municípios claramente NÃO TEM PREPARO E ESTRUTURA para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho e o atual governo age com DESCASO e prefere apontar dedos do que decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país. Corremos o risco de derramamento de óleo durante TODO O PROCESSO de exploração do petróleo e nesse caso, ainda nem sabemos o local de origem do vazamento, muitos menos as causas e o tamanho desse derramamento. Os combustíveis fósseis são a PRINCIPAL RAZÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL. Precisamos falar mais sobre isso, repensar diariamente a maneira em que os usamos e pressionar as autoridades e órgãos competentes no mundo todo. Não é mimimi, muito menos tem a ver com posição política. Escrevo isso também como forma de lembrete pra mim. Nós realmente PRECISAMOS ACELERAR A TRANSIÇÃO PRA UMA MATRIZ ENERGÉTICA 100% LIMPA E RENOVÁVEL. Não. Existe. Planeta. B. Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O MUNDO está vendo que VOCÊS estão limpando o óleo do nosso mar no braço. OBRIGADA. (Continua nos comentários)

Uma publicação compartilhada por Bruna Marquezine ♡ (@brunamarquezine) em