Médico diz que Maradona tentou se suicidar em Cuba

Na época, ele estava internado e lutava contra vício em cocaína

Publicado em 20 de dezembro de 2020 às 09:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo AFP

Médico de Diego Maradona por cerca de 30 anos, Alfredo Cahe disse que o argentino teria tentado tirar a própria vida em Cuba, quando estava internado para tratar o vício em cocaína, no início dos anos 2000. Ele disse que por um "milagre" Diego não morreu na época.

"Em Cuba, os ônibus são chamados de guagua. Em uma ocasião, ele atirou seu carro contra um ônibus, tentando cometer suicídio. Ele foi salvo por um milagre. Isso foi depois da segunda internação", diz o médico, segundo o Uol. "Ele me disse: 'Eu não o vi e o acertei de frente".

O médico relembra ainda a melancolia do craque naquele período. "Em Cuba ele se sentava perto do mar e não falava. Era difícil arrancar uma palavra de Diego", conta. 

Cahe conheceu Maradona através do seu primeiro representante, Jorge Cyzterpiller. Ele chegou a recomendar que Leopoldo Luque, neurocirurgião que comando a última cirurgia do argentino, o transferisse para uma recuperação em Cuba. 

"Ele teve uma lesão cerebral sem ter Alzheimer. E a medicação psicofarmacológica que tomava não era adequava. Diego precisava de paz e tranquilidade e não conseguia com a medicação", acredita. 

Diego Maradona morreu em 25 de novembro, na casa em que repousava após a cirurgia. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória.