Mercado Modelo será requalificado pela prefeitura

salvador
20.09.2019, 15:17:00
Atualizado: 20.09.2019, 15:20:42
(Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO )

Mercado Modelo será requalificado pela prefeitura

Anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (20)

O Mercado Modelo vai ser o próximo equipamento cultural a passar por requalificação. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (20), durante a inauguração da nova Rua Miguel Calmon, no Comércio. 

“Vamos recuperar e modernizar inteiramente o Mercado Modelo, completando, assim, os principais equipamentos aqui do Centro Histórico e do Comércio de Salvador”, afirmou o prefeito, destacando que, ao todo, os investimentos na região são de R$ 300 milhões. 

De acordo com ACM Neto, o projeto conceitual para a reforma do Mercado Modelo já está pronto. Os próximos passos, agora, são os de detalhamento do projeto e do orçamento. Em seguida, deve ser lançada a licitação. 

“O Centro Histórico virou prioridade e vai ser um legado de transformações urbanísticas para a cidade. Tudo isso é um convite para as pessoas virem para o Centro”, completou. 

Mudança
No início do mês, o prefeito ACM Neto anunciou o programa #vemprocentro, que tem o objetivo de promover a ocupação e a requalificação da região. 

O projeto tem diferentes eixos de atuação: desde a infraestrutura e a implantação de novos equipamentos culturais até atividades promovidas, de fato, de forma permanente no Centro. 

Um dos aspectos é um programa de habitação com foco nos servidores públicos municipais. O Centro Histórico será dividido em poligonais e, em uma delas, imóveis antigos que estão sem utilização devem ser desapropriados. Nesses prédios, a ideia é implantar uso misto: andar térreo destinado ao comércio e andar superior à moradia. 

“Vamos oferecer oportunidade de compra de imóveis aos servidores públicos municipais com uma oferta incentivada e condições muito melhores do que a média de mercado. Com isso, a gente lança um estímulo para habitação permanente”, explicou o prefeito, na ocasião. 

Além disso, até o fim do ano que vem, 80% dos órgãos da prefeitura terá sede no centro. Assim, os servidores que decidirem morar no Centro Histórico ficarão perto do trabalho. 

Outro foco será a promoção de eventos no Comércio. O Festival da Primavera, que vai ter os palcos principais na área, neste fim de semana, será o primeiro. 
Só no Comércio, serão montados dois palcos: um na Praça da Inglaterra, outro na Avenida da França. Os dois pontos vão receber algumas das atrações musicais de maior destaque, a exemplo de Baco Exu do Blues, Lore Improta, Danniel Vieira e a Orquestra Rumpilezz. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-dia-da-minha-vida-diz-musico-que-voltou-a-ver-apos-rezar-para-irma-dulce/
Ele participou de cerimônia da canonização e interagiu com o Papa Francisco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-10-horas-de-vigilia-fieis-comemoram-canonizacao-de-dulce-no-largo-de-roma/
Primeira miraculada, Cláudia Araújo chegou ao Santuário na noite deste sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-salvador-1a-miraculada-de-dulce-acompanha-canonizacao/
Cláudia Araújo está desde ontem às 18h em vigília no Santuário de Irmã Dulce
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-na-canonizacao-de-irma-dulce/
CORREIO acompanhou do Vaticano e mostra bastidores da canonização na Itália e em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/artistas-ensaiam-apresentacoes-para-canonizacao-de-irma-dulce-veja-video/
Margareth Menezes, Waldonys e José Maurício receberam as últimas orientações
Ler Mais