Mercado Modelo será requalificado pela prefeitura

Anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto nesta sexta-feira (20)

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 20 de setembro de 2019 às 15:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

O Mercado Modelo vai ser o próximo equipamento cultural a passar por requalificação. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (20), durante a inauguração da nova Rua Miguel Calmon, no Comércio. “Vamos recuperar e modernizar inteiramente o Mercado Modelo, completando, assim, os principais equipamentos aqui do Centro Histórico e do Comércio de Salvador”, afirmou o prefeito, destacando que, ao todo, os investimentos na região são de R$ 300 milhões. De acordo com ACM Neto, o projeto conceitual para a reforma do Mercado Modelo já está pronto. Os próximos passos, agora, são os de detalhamento do projeto e do orçamento. Em seguida, deve ser lançada a licitação. 

“O Centro Histórico virou prioridade e vai ser um legado de transformações urbanísticas para a cidade. Tudo isso é um convite para as pessoas virem para o Centro”, completou. 

Mudança No início do mês, o prefeito ACM Neto anunciou o programa #vemprocentro, que tem o objetivo de promover a ocupação e a requalificação da região. 

O projeto tem diferentes eixos de atuação: desde a infraestrutura e a implantação de novos equipamentos culturais até atividades promovidas, de fato, de forma permanente no Centro. 

Um dos aspectos é um programa de habitação com foco nos servidores públicos municipais. O Centro Histórico será dividido em poligonais e, em uma delas, imóveis antigos que estão sem utilização devem ser desapropriados. Nesses prédios, a ideia é implantar uso misto: andar térreo destinado ao comércio e andar superior à moradia. “Vamos oferecer oportunidade de compra de imóveis aos servidores públicos municipais com uma oferta incentivada e condições muito melhores do que a média de mercado. Com isso, a gente lança um estímulo para habitação permanente”, explicou o prefeito, na ocasião. Além disso, até o fim do ano que vem, 80% dos órgãos da prefeitura terá sede no centro. Assim, os servidores que decidirem morar no Centro Histórico ficarão perto do trabalho. 

Outro foco será a promoção de eventos no Comércio. O Festival da Primavera, que vai ter os palcos principais na área, neste fim de semana, será o primeiro.  Só no Comércio, serão montados dois palcos: um na Praça da Inglaterra, outro na Avenida da França. Os dois pontos vão receber algumas das atrações musicais de maior destaque, a exemplo de Baco Exu do Blues, Lore Improta, Danniel Vieira e a Orquestra Rumpilezz.