Mesmo interditada, Praia do Jardim de Alah amanhece coberta de lixo

Garrafas, sacos plásticos e resto de comida foram encontrados na areia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2020 às 13:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Por um instante, parecia que tudo havia voltado ao normal. Nada de pandemia, isolamento social ou quarentena. Essa era a impressão de quem passava pela praia do Jardim de Alah nesta segunda-feira (27), que amanheceu com a faixa de areia coberta de lixo.

Garrafas plásticas, latinha de cerveja, sacos e copos plásticos e restos de alimentos fizeram lembrar os tempos que as praias ficavam lotadas no domingo. O problema, além do lixo descartado de forma incorreta, é que ainda não está permitido curtir um fim de semana com sol e mar. As praias de Salvador estão interditadas desde março, através de decreto municipal, com o objetivo combater o avanço do novo coronavírus. 

O empresário Emerson Souza, 42, que mora em um flat no Jardim Armação diz que aos fins de semana o movimento sempre aumenta na região. "Tem muita gente que vem correr, se exercitar, e acaba dando uma esticada e indo pra praia, mesmo sem poder. E tem os que já vão direto pra praia, sem nenhum tipo de vergonha, por estar interditado. Esse fim de semana fez sol forte de tarde, então uma galera aproveitou e curtiu. Eu acho essa praia muito suja, justamente porque as pessoas não possuem educação doméstica", criticou.

Também morador da região, o estudante Daniel Rocha, 34, acredita que o movimento de pessoas na praia não foi suficiente para tanta sujeira. "Aqui sempre dá gente, mas não cheguei a ver uma grande farra no fim de semana, não. Claro que sempre escapa gente, mas acredito que foi porque em alguns momentos do dia, principalmente à noite, choveu, aí sempre vem lixo do mar".

Diante do cenário nas areias, a Limpurb fez uma limpeza no local, recolhendo o lixo. Não foi informada a quantidade de lixo recolhida, uma vez que não há um caminhão exclusivo para essa atividade. Segundo a assessoria de comunicação, o mau tempo normalmente faz com que a maré traga uma quantidade significativa de lixo para a faixa de areia.

A fiscalização das praias é de responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM), que tem atuado mediante denúncia da população. A denúncia pode ser feita pelo site do Fala Salvador, do e-mail ou redes sociais da ouvidoria. Também é possível denunciar ligando para o telefone 156.