Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

saúde
14.12.2015, 07:36:00
Atualizado: 14.12.2015, 07:39:04

Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

Em toda a Bahia foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país

A prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (14) as atividades do call center que irá tirar dúvidas de gestantes, com foco nos casos de microcefalia - anomalia congênita em que o cérebro do bebê se desenvolve com tamanho igual ou menor a 32 centímetros.

O motivo da criação da central são os casos de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya, em grávidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a relação entre a má-formação e a zika.

Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje
(Foto: Reprodução)

As gestantes que apresentarem algum sintoma ou que quiserem saber mais sobre as doenças poderão ligar para o número (71) 3202-1297, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de atendentes será composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e incluirá médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da rede, Luciana Peixoto, serão oito profissionais envolvidos no atendimento do call center, trabalhando de forma escalonada. Ela afirmou que os profissionais selecionados têm experiência no atendimento a gestantes.

As mulheres poderão ligar para obter orientações gerais e tirar dúvidas mais específicas com relação à microcefalia e aos casos de zika vírus. “Se a mulher estiver com algum sintoma, como manchas ou dor de cabeça, ou se ainda não fez o pré-natal, orientaremos sobre qual é o posto de saúde mais próximo e avisaremos o posto sobre a ida dessa gestante”, afirmou Luciana Peixoto.

“Se ela não for ao posto marcar a consulta, vamos ligar para ela e saber o que houve”, acrescentou. Até a última quinta-feira, eram 99 notificações ou casos suspeitos de microcefalia na capital. “A gente entende que muitas gestantes não sabem a quem recorrer quando têm dúvidas. Não vão ao posto, por exemplo. A nossa intenção é orientar e estimular que elas iniciem o pré-natal imediatamente”, disse a diretora.

Na última sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde, no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela. O centro é responsável por concentrar os dados do atual quadro de epidemia de microcefalia ligado ao zika vírus.

Na quarta-feira, está prevista a chegada de especialistas americanos que apresentarão à Sesab um teste rápido capaz de identificar o vírus zika, que está relacionado ao atual surto de bebês com microcefalia. A equipe também irá ajudar a pasta a colocar em prática o plano de combate ao mosquito que vem  sendo desenvolvido desde março.

Em toda a Bahia, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país. De acordo com a Sesab, foram registradas seis mortes em decorrência da doença.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronicas-do-guerreiro-dia-2-a-fuga-do-deposito/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/neymar-sera-desfalque-no-carnaval-2020-dessa-vez-sem-polemica/
Craque brincou com a situação em vídeo no Instagram; em 2019 ele estava em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-vai-abrir-desfile-icada-nesta-sexta-feira-21-assista/
Cantora comanda bloco Blow Out, no circuito Dodô (Barra-Ondia)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cid-gomes-tem-quadro-clinico-estavel-diz-boletim-medico/
Cid foi baleado durante um protesto de policiais militares no Ceará
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/minuto-de-carnaval-pipocas-de-saulo-e-anitta-e-novidade-na-barroquinha/
Quadro é apresentado pelo chefe de reportagem Jorge Gauthier
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-paredao-para-o-trio-o-poeta-e-la-furia-levam-pagodao-a-barra/
Bandas foram umas das últimas a se apresentar na noite desta quinta (20)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-que-rolou-de-melhor-no-primeiro-dia-do-carnaval/
Muita pipoca, Claudinha de guarda, volta de Brown...
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-usa-look-em-homenagem-as-guardas-municipais-de-salvador/
A loira chegou ao circuito escoltada por uma viatura da Guarda Municipal
Ler Mais