Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

saúde
14.12.2015, 07:36:00
Atualizado: 14.12.2015, 07:39:04

Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

Em toda a Bahia foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


A prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (14) as atividades do call center que irá tirar dúvidas de gestantes, com foco nos casos de microcefalia - anomalia congênita em que o cérebro do bebê se desenvolve com tamanho igual ou menor a 32 centímetros.

O motivo da criação da central são os casos de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya, em grávidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a relação entre a má-formação e a zika.

Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje
(Foto: Reprodução)

As gestantes que apresentarem algum sintoma ou que quiserem saber mais sobre as doenças poderão ligar para o número (71) 3202-1297, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de atendentes será composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e incluirá médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da rede, Luciana Peixoto, serão oito profissionais envolvidos no atendimento do call center, trabalhando de forma escalonada. Ela afirmou que os profissionais selecionados têm experiência no atendimento a gestantes.

As mulheres poderão ligar para obter orientações gerais e tirar dúvidas mais específicas com relação à microcefalia e aos casos de zika vírus. “Se a mulher estiver com algum sintoma, como manchas ou dor de cabeça, ou se ainda não fez o pré-natal, orientaremos sobre qual é o posto de saúde mais próximo e avisaremos o posto sobre a ida dessa gestante”, afirmou Luciana Peixoto.

“Se ela não for ao posto marcar a consulta, vamos ligar para ela e saber o que houve”, acrescentou. Até a última quinta-feira, eram 99 notificações ou casos suspeitos de microcefalia na capital. “A gente entende que muitas gestantes não sabem a quem recorrer quando têm dúvidas. Não vão ao posto, por exemplo. A nossa intenção é orientar e estimular que elas iniciem o pré-natal imediatamente”, disse a diretora.

Na última sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde, no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela. O centro é responsável por concentrar os dados do atual quadro de epidemia de microcefalia ligado ao zika vírus.

Na quarta-feira, está prevista a chegada de especialistas americanos que apresentarão à Sesab um teste rápido capaz de identificar o vírus zika, que está relacionado ao atual surto de bebês com microcefalia. A equipe também irá ajudar a pasta a colocar em prática o plano de combate ao mosquito que vem  sendo desenvolvido desde março.

Em toda a Bahia, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país. De acordo com a Sesab, foram registradas seis mortes em decorrência da doença.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cronista-da-velha-sao-salvador-riachao-imprimiu-marca-pessoal-no-samba/
Cantor e compositor morreu na madrugada de segunda-feira (30), aos 98 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-musica-dedicada-a-babu-baco-exu-do-blues-lanca-novo-album/
Com 9 músicas, incluindo faixas com críticas a Bolsonaro, EP foi disponibilizado nesta segunda-feira (30)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/itau-cultural-lanca-webserie-gratuita-sobre-preconceito-violencia-e-desigualdade/
Nos primeiros episódios, Novo Mundo traz depoimentos de pastores evangélicos e é opção de reflexão nos dias de quarentena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-unida-das-janelas-moradores-cantam-parabens-para-salvador/
O CORREIO convidou e soteropolitanos confinados aderiram ao aniversário coletivo de 471 anos da capital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gusttavo-lima-quebra-recorde-do-youtube-com-live-direto-de-sua-casa/
Foram 5h de show, 750 mil acessos simultâneos e 10 milhões de visualizações
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/coronavirus-sindico-instala-pia-na-entrada-de-predio-para-ajudar-vizinhos-idosos/
Espanhol radicado na Bahia decidiu ajudar na higiene no prédio que é síndico em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-fe-nao-costuma-faia-como-manter-a-religiao-em-isolamento/
O amparo na religiosidade é a salvação para muitos soteropolitanos; tecnologia é aliada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/janelas-da-quarentena-do-dj-ao-saxofone-vizinhos-transformam-isolamento-em-uniao/
Baiano é outro nível... Nos últimos dias, movimento tomou conta de Salvador: tem até Carnaval dentro de casa; confira
Ler Mais