Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje

Em toda a Bahia foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 07:36

- Atualizado há um ano

A prefeitura de Salvador inicia nesta segunda-feira (14) as atividades do call center que irá tirar dúvidas de gestantes, com foco nos casos de microcefalia - anomalia congênita em que o cérebro do bebê se desenvolve com tamanho igual ou menor a 32 centímetros.

O motivo da criação da central são os casos de zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue e da chikungunya, em grávidas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou a relação entre a má-formação e a zika.Microcefalia: central para tirar dúvidas de gestante começa a funcionar hoje(Foto: Reprodução)As gestantes que apresentarem algum sintoma ou que quiserem saber mais sobre as doenças poderão ligar para o número (71) 3202-1297, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A equipe de atendentes será composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e incluirá médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da rede, Luciana Peixoto, serão oito profissionais envolvidos no atendimento do call center, trabalhando de forma escalonada. Ela afirmou que os profissionais selecionados têm experiência no atendimento a gestantes.

As mulheres poderão ligar para obter orientações gerais e tirar dúvidas mais específicas com relação à microcefalia e aos casos de zika vírus. “Se a mulher estiver com algum sintoma, como manchas ou dor de cabeça, ou se ainda não fez o pré-natal, orientaremos sobre qual é o posto de saúde mais próximo e avisaremos o posto sobre a ida dessa gestante”, afirmou Luciana Peixoto.

“Se ela não for ao posto marcar a consulta, vamos ligar para ela e saber o que houve”, acrescentou. Até a última quinta-feira, eram 99 notificações ou casos suspeitos de microcefalia na capital. “A gente entende que muitas gestantes não sabem a quem recorrer quando têm dúvidas. Não vão ao posto, por exemplo. A nossa intenção é orientar e estimular que elas iniciem o pré-natal imediatamente”, disse a diretora.

Na última sexta-feira, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) inaugurou o Centro de Operações de Emergências em Saúde, no Parque Tecnológico, na Avenida Paralela. O centro é responsável por concentrar os dados do atual quadro de epidemia de microcefalia ligado ao zika vírus.

Na quarta-feira, está prevista a chegada de especialistas americanos que apresentarão à Sesab um teste rápido capaz de identificar o vírus zika, que está relacionado ao atual surto de bebês com microcefalia. A equipe também irá ajudar a pasta a colocar em prática o plano de combate ao mosquito que vem  sendo desenvolvido desde março.

Em toda a Bahia, segundo o Ministério da Saúde, foram notificados 180 casos suspeitos de microcefalia, o que coloca o estado na terceira posição no país. De acordo com a Sesab, foram registradas seis mortes em decorrência da doença.

[[saiba_mais]]