Microcefalia: gestantes que tiveram zika são maioria em ligações para call center

salvador
15.12.2015, 16:44:00
Atualizado: 15.12.2015, 17:52:39

Microcefalia: gestantes que tiveram zika são maioria em ligações para call center

Canal de comunicação da prefeitura começou a funcionar nesta segunda e teve 20 ligações

O Correio oferece acesso livre a todas as notícias relacionadas ao coronavírus. Entendemos que informação séria e confiável é importante nesse momento. Colabore para que isso continue. Assine o Correio.


(Arte: CORREIO Gráficos)

O canal de comunicação da prefeitura para tirar dúvidas de grávidas sobre microcefalia recebeu 20 ligações de segunda-feira (14), quando o serviço começou a funcionar, até as 16h20 desta terça (15). Das ligações, 16 eram gestantes que já tiveram zika e têm receio de ter novamente o vírus. O canal funciona no número (71) 3202-1297, de segunda a sexta, das 8h às 17h. 

Além disso, segundo a coordenadora de Atenção à Saúde Primária, Adriana Miranda, as grávidas também tiveram dúvidas de como identificar a microcefalia e quais as medidas preventivas para que não tenham a doença, nem adquiram o vírus. 

“As outras quatro ligações foram de pessoas que já tiveram zika e queriam saber se podiam engravidar, e qual o risco de ter a microcefalia”, contou Adriana. Ainda conforme a coordenadora, o canal também é uma forma de identificar quais gestantes não estão tendo nenhum acompanhamento médico e encaminhá-las para a rede de atendimento. 

A equipe de atendentes é composta por profissionais de saúde da própria rede municipal e inclui médicos, enfermeiros, agentes comunitários e assistentes sociais. 

Aumento
O número de notificações ou casos suspeitos de microcefalia na Bahia subiu para 316, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (15). O estado continua em terceiro no ranking nacional. No boletim anterior, eram 180 notificações relacionadas ao vírus zika.

Segundo dados divulgados pelo governo federal na sexta-feira (12), em entrevista coletiva em Brasília, em todo o país foram registrados 2.401 casos suspeitos de microcefalia e 29 mortes em 549 municípios. Ao todo, 60 municípios baianos tiveram casos notificados. Sete mortes foram registradas na Bahia após a confirmação da má-formação em bebês. A investigação dos casos é feita em conjunto com gestores de saúde de estados e municípios.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/abner-pinheiro-publica-foto-com-bebe-nunca-vou-desistir-de-voce/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-polemica-com-teste-de-dna-e-traicoes-sthe-vai-processar-abner/
Briga após influencer baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-live-com-miley-cyrus-anitta-e-chamada-de-icone-pop-brasileiro/
Cantoras conversaram via Instagram e dançaram Rave de Favela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ajustes-deixaram-a-ranger-mais-competitiva/
Em vídeo, Antônio Meira Jr., explica o que mudou na picape da Ford
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-teste-de-dna-e-traicoes-abner-e-sthe-ganham-mais-de-16-mi-de-seguidores/
Treta após baiano descobrir que não é o pai de sangue de bebê foi o assunto mais comentado do mundo nas redes sociais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baco-exu-do-blues-lanca-ep-contra-o-tedio-da-quarentena/
Preso em casa, artista produziu nove faixas em três dias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bolsonaro-muda-o-tom-e-diz-que-coronavirus-e-maior-desafio-da-nossa-geracao/
Presidente criticou isolamento mais rígico e voltou a ser alvo de panelaços; veja vídeos em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leo-picon-admite-ser-o-ex-em-comum-de-manu-gavassi-e-rafa-kalimann/
Participantes do BBB falaram, no programa, que já se relacionaram com a mesma pessoa
Ler Mais