Ministério da Saúde inclui app de Salvador como opção válida para comprovar vacinação

ConecteSus segue fora do ar desde que plataforma sofreu ataque

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 13:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Uma decisão publicada nesta sexta-feira (17) pelo Ministério da Saúde autoriza a emissão temporária de comprovante da vacinação contra covid-19 pelo aplicativo Carteira de Vacinação Digital, de Salvador. O ConecteSus, plataforma do ministério que tem as informações sobre a vacinação, está fora do ar desde um ataque esse mês.

Para os brasileiros que estão no país, a orientação é procurar o posto de saúde onde se vacinou e pedir uma segunda via da Carteira Nacional de Vacinação, se preciso. O documento é válido em todo país.

A opção digital é ofertada por alguns estados e municípios, incluindo Salvador. O Ministério da Saúde lista versões para Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Curitiba, além da capital baiana. 

Para os brasileiros que estão com viagem marcada para fora do país nos próximos dias, o Ministério da Saúde informou que o Ministério das Relações Exteriores fará comunicado aos países que receberão voos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do Certificado Nacional de Vacinação. A carteirinha física será um dos documentos que servirão de comprovante. 

“Salvador foi uma das capitais pioneiras no desenvolvimento de uma plataforma para comprovação da vacina. Agora, os soteropolitanos podem utilizar nosso sistema para comprovação de viagens internacionais. Nessa ferramenta é possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra o vírus e comprovar em qual das doses está imunizado”, diz Leo Prates, secretário municipal da Saúde. 

Carteira de vacinação Os soteropolitanos que precisem do comprovante de vacinação contra covid-19 podem acessar a Carteira de Vacinação Digital (CVD). O comprovante pelo ConecteSus, do Ministério da Saúde, continua fora do ar após a plataforma sofrer um ataque hacker.

O app de Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também tem opção de ser acessado via site, no endereço www.cvd.salvador.ba.gov.br. Também tem versões para iOS e Android.

“O uso desse serviço poderá ser exigido para acessar eventos, restaurantes e estabelecimentos. Para evitar transtornos, é recomendado que os soteropolitanos façam a adesão para circular livremente nos espaços. Nessa ferramenta é possível checar se o cidadão já tomou a vacina contra o vírus e comprovar em qual das doses está imunizado”, explica Ariovaldo Borges Júnior, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da SMS.

Até o momento, o aplicativo já registra cerca de 300 mil downloads.

Como usar O app é gratuito e pode ser baixado na App Store para quem tem iPhone e nas lojas da Play Store para quem tem Android. Quem quiser também pode acessar pelo computador através do site e emitir um QR Code em PDF ou imprimir sua carteirinha de vacinação.

Já no primeiro acesso aparecerá a carteira de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são: Sem registro de doses; Parcialmente vacinado (apenas uma dose); Parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose em atraso); e Totalmente vacinado (para quem completou o esquema vacinal). O passaporte da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante.