Ministério da Saúde vai recontar número de mortos pela covid-19

coronavírus
06.06.2020, 09:11:00
Atualizado: 06.06.2020, 13:04:08
(Arquivo AFP)

Ministério da Saúde vai recontar número de mortos pela covid-19

Carlos Wizard, que já despacha na pasta, fala em dados "fantasiosos"

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O Ministério da Saúde pretende fazer uma recontagem do número de mortes no Brasil por covid-19. Carlos Wizard, que vai assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, afirmou a O Globo que os dados atuais são, em sua opinião, "fantasiosos ou manipulados".

Wizard, que já está despachando na pasta, disse à coluna de Bela Megale que o número estaria inflado. Pesquisas indicam o contrário - que há uma grande subnotificação, que era admitida em outras gestões da pasta durante a pandemia.

"Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos", diz Wizard, que não apresentou evidências nem provas.

"Eu acredito que vai ter um dado mais real, porque o número que temos hoje está fantasioso ou manipulado", continua. Ele contou ainda que estava no grupo que tomou a decisão de rever este levantamento e que um novo balanço atualizado deve ser divulgado em um mês. Os dados atuais são colhidos juntos às secretarias estaduais. 

Na sexta (5), o governo Jair Bolsonaro não divulgou o número total de mortos e contaminados pelo novo coronavírus no boletim do Ministério da Saúde. Essas informações estavam em todos os boletins até agora. O site que continha os dados também saiu do ar.

Nessa última semana, o governo passou a atrasar a divulgação do boletim, para evitar que ele fosse noticiado nos telejornais de horário nobre, como o Jornal Nacional. O próprio presidente citou o JN ao comentar ontem o caso, embora não tenha confirmado que a ordem para divulgar o boletim mais tarde tenha partido dele. "Acabou matéria do Jornal Nacional", disse Bolsonaro, afirmando que ninguém devia correr para "atender a Globo".

Ele disse que o boletim divulgado mais tarde sai com dados "mais consolidados", embora anteontem o horário de fechamento dos dados tenha sido 19h e mesmo assim a divulgação aconteceu por volta das 22h. Na gestão de Luís Henrique Mandetta, os dados eram divulgados às 17h. Depois, passaram para 19h. Agora, saem entre 21h e 22h.

As emissoras têm driblado a ausência de informação do Ministério da Saúde usando diretamente os dados das secretarias estaduais. Ontem, a Globo fez um plantão interrompendo a programação para anunciar os dados do boletim do governo federal, divulgados novamente após o JN.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/historia-e-solidariedade-marcam-a-primeira-live-do-bloco-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moda-comunica-mais-que-tendencias/
Representatividade  é o tema desse editorial fotografado e protagonizado por jovens negros
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-sofrencia-musicas-de-arrocha-foram-as-mais-ouvidas-pelos-baianos-na-quarentena/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bisneta-de-mae-senhora-inspira-baiana-azul-de-amaralina-conheca-cida-de-nana/
Bel Borba a contratou como modelo para monumento às baianas sem saber de ascendência, que inclui Mestre Didi e uma das fundadoras da 1ª casa de candomblé
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/devo-ou-nao-devo-usar-mascara-na-atividade-fisica-eis-a-polemica-precos-chegam-a-r-120/
Tire suas dúvidas e confira 10 máscaras esportivas disponíveis no mercado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-do-marrom-o-dia-que-daniela-mercury-superou-britney-spears-em-portugal/
Durante a apresentação de Daniela Mercury no Rock in Rio Lisboa em 2004 falei até na TV portuguesa sobre Daniela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-quarentena-anitta-lanca-clipe-para-tocame-com-gui-araujo-assista/
Vídeo traz fãs dançando em casa; é a primeira vez que funkeira contracena com namorado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/secretario-do-ministerio-da-saude-destrata-garcom-em-transmissao-ao-vivo-sai-dai/
Élcio Franco falava em medidas de segurança para reabertura da economia quando se incomodou com presença de servidor
Ler Mais