Ministro do Meio Ambiente é vaiado durante evento da ONU em Salvador; assista

salvador
21.08.2019, 10:05:43
Atualizado: 21.08.2019, 23:20:11
(Max Haack/Secom)

Ministro do Meio Ambiente é vaiado durante evento da ONU em Salvador; assista

Ricardo Salles foi recebido por pessoas que protestavam contra as queimadas na Amazônia

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi vaiado durante sua participação na Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima (Climate Week), a chamada Semana Internacional do Clima, evento da ONU sediado em Salvador. Ele participava da abertura do evento nesta quarta-feira (21). Os manifestantes que vaiaram o ministro protestavam contra o Ministério do Ambiente e a falta de ações contra as queimadas na Amazônia

No seu discurso, o ministro ressaltou a importância do evento. "É importante dizer que as questões que estão aqui trazidas, de proteção ao meio ambiente, a apresentação de temas em defesa ao meio ambiente são, sim, muito importantes. A reunião que estamos tendo consolida essa preocupação", disse. 

Ele falou também sobre as mudanças climáticas que afetam o planeta. "Nesse momento que passamos no mundo, de mudanças climáticas, de adaptação, de investimento, de oportundiades para o Brasil, é uma oportunidade de investimentos, de desenvolvimento de recursos", pontuou.

Na terça-feira, 20, durante evento em Sertãozinho, a 330 km de São Paulo, o ministro afirmou haver "sensacionalismo ambiental" sobre as queimadas e que relacionar a escuridão que atingiu São Paulo na tarde de segunda-feira (19) às queimadas na Amazônia seria uma "fake news".

“Aproveito para comentar a fumaça ou aquela escuridão que deu na cidade de São Paulo e que alguns disseram que é a fumaça da Amazônia que encobriu a cidade. Essa afirmação parece até um vídeo que vi, um mês atrás, de um helicóptero do Ibama sendo recebido a tiros e, depois, meia hora depois, mostrou um menino que tinha feito uma montagem”, afirmou o ministro na terça, durante a cerimônia de abertura da Feira Internacional da Bioenergia, maior evento do setor no país.

No entanto, segundo técnicos de institutos de meteorologia do país, como o Climatempo, a nuvem sobre São Paulo foi formada pelo encontro da fumaça das queimadas da região Amazônica do Brasil, Paraguai e Bolívia, com uma frente fria.

Cancelamento

Em maio, o ministro chegou a anunciar o cancelamento da Semana do Clima em Salvador, mas depois voltou atrás. Ao justificar a decisão, Salles chegou a dizer ao blog de Andréia Sadi, no site G1, que o encontro seria apenas uma oportunidade para que os participantes "fizessem turismo em Salvador e comessem acarajé".

Em nota à imprensa, o Ministério do Meio Ambiente explicou que a decisão de realizar o evento foi tomada após conversas com o Itamaraty e com ACM Neto (DEM), prefeito de Salvador, que havia se manifestado contra o cancelamento da Semana do Clima.

Neto disse à época que a capital baiana tinha interesse em receber a Semana do Clima mesmo sem apoio do governo federal. O encontro, organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), acontece até sexta-feira (23), na Avenida Paralela, num espaço totalmente planejado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela prefeitura para ser um ambiente sustentável.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais