Missa marca homenagens a Bom Jesus dos Navegantes

Galeota Gratidão do Povo será usada na procissão

Publicado em 31 de dezembro de 2019 às 16:57

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Foto: Marina Silva/ CORREIO

A comunidade da Boa Viagem, em Salvador, se reuniu na tarde desta terça-feira (31) para participar da tradicional missa em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger.

“Terminar o ano em companhia de Nossa Senhora da Boa Viagem e começar o ano pela Baía de Todos-os-Santos na companhia do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é uma lembrança do que é a nossa vida, um navegar. Sempre indo de porto em porto, sabendo que aqui não temos morada permanente”, afirmou. Dom Murilo destacou a importância da festa (Foto: Marina Silva/ CORREIO) No ano passado a Galeota Gratidão do Povo, responsável por transportar as imagens, foi impedida de fazer o trajeto porque apresentava problemas estruturais. Foi a primeira vez que isso aconteceu em 127 anos de procissão. Depois de uma reforma realizada em 2019 ela volta à ativa este ano.

“Tenho certeza que será uma alegria para o povo. No começo do ano quando fui entrar (na embarcação que substituiu a Galeota) percebi nos rostos das pessoas a tristeza em ver que, apesar de ótima e cedida pela Marinha, a embarcação não era a tradicional Galeota. Tenho certeza que essa alegria do povo é uma demonstração de amor por Nossa Senhora da Boa Viagem e por Bom Jesus dos Navegantes”, disse. Galeota Gratidão do Povo volta a participar da procissão (Foto: Marina Silva/ CORREIO) A missa começou com cânticos e orações. Depois da cerimônia, a Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes seria embarcada na galeota e levada para o Cais do Porto de Salvador. Ela seguiria em procissão até a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, onde fica até a manhã do dia 1º, quando retornará para a Boa Viagem.

Esse será o primeiro ano em que o aquaviário Antônio Antunes, 76 anos, vai participar da procissão como um dos homens responsáveis pela cerimônia. Quando era criança, ele fazia o trajeto com o pai, um devoto de Bom Jesus dos Navegantes, mas acabou se afastando da tradição.

“Me tornei devoto de Santo Antônio porque nasci no dia 13 de junho. Mas meu casamento aconteceu na igreja de Bom Jesus dos Navegantes, na Boa Viagem. Depois de adulto acompanhei algumas vezes a saída da procissão no porto, mas essa será a primeira vez em que vou participar de fato da homenagem”, contou. Antônio Antunes vai participar da festa (Foto: Marina Silva/ CORREIO) A festa organizada pela Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes, tem como tema central 'Na Gratidão do Povo navega o Anjo Bom da Bahia' e conta com tríduo, missas e procissões que teve início em 27 de dezembro e será encerrada no dia 5 de janeiro. A comemoração ao Bom Jesus ocorrerá no dia 1º com missas e procissões terrestres e marítimas.

Campanha Embora a Galeota Gratidão do Povo esteja pronta para ir ao mar, a campanha para quitar o empréstimo continua. Pode ser doado qualquer valor, a partir de um centavo (R$0,01), e cada doação será incentivada com a entrega de um certificado denominado “Preito de Gratidão”. As doações serão feitas em nome da Fundação Dom Avelar nos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal – Agência: 1032; Operação: 003; Conta Corrente: 2476-9 / Banco Bradesco – Agência: 3072; Conta Corrente: 8583-9 / Banco do Brasil – Agência: 2967-X; Conta Corrente: 10-8. Quem desejar poderá utilizar o PayPal no site www.gratidaodopovo.com.br

Data: 1º de janeiro

8h - Missa na Basílica da Conceição da Praia presidida por Dom Murilo Krieger

9h - Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

10h - Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

10h - No Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida à Procissão Marítima