Morador do estado de São Paulo, um homem de 49 anos foi diagnosticado com febre amarela no município de Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. O paciente veio da cidade de Taboão da Serra (SP) na última sexta-feira (5), mas já apresentava os sintomas da doença desde o dia 2 de janeiro, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Ele foi transferido para o Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, na última quarta-feira (10), segundo a Sesab. Não há informações sobre o estado de saúde do paciente.
Já nesta quinta (11) foi encontrado um macaco morto no bairro de Pau da Lima. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o animal estava nas proximidades do centro espírita Mansão do Caminho. Na última terça (9), outro primata foi encontrado dentro do mesmo centro religioso.
Segundo a Sesab, estes dois casos em Salvador foram os únicos de macacos encontrados mortos em toda a Bahia em 2018. Os animais foram enviados para o laboratório Lacen para investigação. O objetivo é saber se eles morreram em decorrência de contaminação por febre amarela.
Subiu para 52 o número de macacos com diagnóstico positivo para febre amarela em 2017. A informação foi dada pela Sesab nesta quinta (11), que acrescentou que 65 macacos tiveram resultado negativo e 98 indeterminado. No total, foram 701 animais encontrados mortos em todo o estado. Os 486 restantes permanecem sob investigação na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Vacinação
A Bahia, São Paulo e o Rio de Janeiro vão fazer campanha de vacinação contra a febre amarela com doses fracionada e padrão. A medida anunciada ontem pelo Ministério da Saúde visa evitar a expansão da doença em áreas próximas de onde a doença circula atualmente. Em São Paulo, 13 pessoas morreram por causa da febre amarela.
Na Bahia, segundo dados do Ministério da Saúde, de 1º de julho de 2017 a 8 de janeiro deste ano foram notificados 11 casos da doença - seis foram descartados e cinco permanecem em investigação. A vacinação vai acontecer entre 19 de fevereiro e 9 de março. O dia ‘D’ de mobilização será no dia 24 de fevereiro. Na Bahia, mais de 3,3 milhões de pessoas serão vacinadas, sendo que 2,5 milhões delas serão imunizadas com a dose fracionada da vacina em oito municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, São Francisco do Conde e Vera Cruz. E terão ainda 813 mil doses padrão.
Ao anunciar a nova medida, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou que a adoção do fracionamento visa evitar um surto como ocorreu no primeiro semestre de 2017.
Sintomas da febre amarela
- Início súbito de febre
- Calafrios
- Dor de cabeça intensa
- Dores nas costas
- Dores no corpo em geral
- Náuseas
- Vômitos
- Fadiga
- Fraqueza
- Febre alta
- Icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos)
- Hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal)
- Choque
- Insuficiência de múltiplos órgãos