Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Moradores protestam por segurança na região do Hospital Salvador

Local teve dois incêndios e moradores dizem que usuários de drogas ocupam o prédio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2022 às 14:50

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Arquivo pessoal

Moradores da Federação protestaram nesta segunda-feira (7) em prol da segurança do bairro, em frente ao prédio onde funcionava o Hospital Salvador, na capital baiana.

O grupo, acompanhado por uma viatura da Polícia Militar, se manifestou em um trecho da Avenida Caetano Moura. O protesto acontece após o prédio do Hospital passar, em cerca de dois meses, por dois incêndios, e ser ocupado por usuários de drogas.

De acordo com Luanne Bastos, moradora do edifício em frente do Hospital, barulhos dentro do local têm incomodado os seus vizinhos "24h por dia e 7 dias por semana".

"Muita gente entrando e saindo, depredando o edifício dia e noite, barulhos o tempo inteiro, e uma moça foi assaltada nessa rua à direita. A manifestação é um pedido de socorro em prol da segurança para o bairro", diz. De acordo com a Polícia Militar, o grupo foi pacífico e não houve interdição de vias públicas.

Moradores da região afirmaram que o Hospital Salvador foi desativado em 2018. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) apontou que o espaço estava sem uso em 2020, quando o requereu para somar como mais um hospital no combate à pandemia de covid-19.

No último dia 5, a assessoria da SMS informou que os representantes legais do local teriam sido desapossados da empresa desde essa requisição administrativa decretada pela prefeitura, a qual teria transferido a gestão do Hospital Salvador para a Santa Casa de Misericórdia. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, em resposta, esclareceu que, em 2020, o espaço:  "Era uma unidade privada que já estava sem funcionar. No período da covid-19, foi requisitada administrativamente pela prefeitura, mas a requisição já foi encerrada há um ano", informa por meio de assessoria.

Os representantes legais do Hospital Salvador afirmam que a guarda do hospital ainda está com a Prefeitura Municipal, que, segundo eles, deveria zelar pela integridade física do bem. Embora os proprietários do hospital atribuam a responsabilidade pela segurança da unidade à prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encaminhou um documento à reportagem que indica o encerramento do contrato da pasta com o Hospital Salvador. Este registro de revogação foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 9 de novembro de 2021.

A SMS informou que fez diversas tentativas para vistoria e devolução definitiva da unidade, sem sucesso. "A responsabilidade pela manutenção e segurança do imóvel é de inteira responsabilidade de seus proprietários", finaliza a pasta por meio de nota.