Morre Thor, cachorro que atuou nos resgates em Mariana e Brumadinho

Border collie de 5 anos tinha quadro de leishmaniose e pancreatite

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2019 às 10:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Minas/Divulgação

O Corpo de Bombeiros mineiro perdeu um de seus agentes mais importantes. Thor, o border collie que atuou atuou nas tragédias das cidades mineiras de Mariana e Brumadinho, morreu no último sábado (26), aos cinco anos.

Thor também atuou no desaparecimento de um esportista francês no pico do Marins, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e em desabamento no bairro Mantiqueira, em Belo Horizonte (MG).“Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”, destacou o Corpo de Bombeiros em nota.Segundo a corporação, o cachorro tinha 5 anos e 2 meses e morreu após uma ruptura do intestino delgado causada por uma infecção. Ele já tinha um quadro de leishmaniose e pancreatite e estava sendo submetido a tratamento médico veterinário, mas não resistiu.

“A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era”, declarou a corporação.

Veja a nota:É com muito pesar que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) informa o falecimento do cão Thor, que integrava a equipe de busca, resgate e salvamento com cães do CBMMG. Thor era um cão da raça border collie, com 5 anos e 2 meses de idade e teve seu atestado de óbito homologado com septicemia relacionada a um quadro de pancreatite, ele ainda possuía um quadro de leishmaniose. Thor estava recebendo tratamento médico veterinário desde o início do aparecimento dos sintomas, mas devido à rápida evolução do quadro, não resistiu e teve seu óbito atestado no sábado, 26/10.

Thor atuou em diversas ocorrências de destaque tais como o rompimento de barragem de Mariana, o desaparecimento do esportista francês no pico do Marins, o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira e mais recentemente, sua atuação foi decisiva na localização de vítimas na tragédia de Brumadinho.

Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas. O motivo do óbito do cão, que realizou a necropsia na data de 28/10, foi pela ruptura do intestino delgado na porção do duodeno ocasionado pela presença de um corpo estranho e que resultou em hemorragia abdominal.

A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era. Expressamos aqui nossas condolências, em especial aos militares do BEMAD/Canil que atuavam como binômios do Thor e nosso profundo respeito pelo trabalho e legado por ele deixado.

Thor será cremado em cerimônia fechada e não será autorizado o acompanhamento ou entrada da imprensa.

Devido ao fato de todos os militares pertencentes ao canil do CBMMG estarem altamente sensibilizados e emocionados com a perda, não haverá disponibilização de fonte nesse momento e gentilmente pedimos que esse momento de luto seja respeitado.

Assessoria de Comunicação Organizacional do CBMMG