Mostra “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade” segue até agosto na Caixa Cultural

Os vídeos, gravuras e material iconográfico ajudam o visitante a traçar um elo entre o artista, a arte e a arquitetura

Publicado em 11 de julho de 2017 às 17:23

- Atualizado há um ano

As obras de Athos estão expostas em diversas cidades do mundo, destacando-se os painéis do Sambódromo do Rio de Janeiro (Foto:Divulgação)

O carioca Athos Bulcão (1918-2008) abandonou a medicina para se dedicar à pintura. Em 1950, após dois anos de estudos em Paris, retornou ao Brasil e recebeu convite do arquiteto Oscar Niemeyer para trabalhar na transferência da capital federal para Brasília. Depois disso, Athos se transformou num dos principais artistas a desenvolver uma obra integrada à arquitetura. Do dia 13 até 20 de agosto, de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, o público poderá conhecer mais da obra desse artista na exposição “Athos Bulcão - Tradição e Modernidade”.

A exposição – que terá acesso gratuito e livre para todos os públicos e será aberta nessa quarta-feira, às 19h, com visita guiada pelo curador Marcus de Lontra Costa -privilegia a produção arquitetônica de murais e azulejaria do artista, reconhecida pelo caráter geométrico e pelas presenças monumentais em cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Buenos Aires. Os vídeos, gravuras, estudos, textos e material iconográfico que integram a mostra ajudam o visitante a traçar um elo entre a trajetória do artista, a arte e a própria arquitetura. A mostra é executada em parceria com a Fundação Athos Bulcão, de Brasília.

Para esta exposição, foram selecionadas aproximadamente 40 obras de formatos variados, que abrangem os fundamentos criativos e signos plástico-poéticos de Bulcão. Seis grandes murais de azulejos são expostos acompanhados de seu projeto/planta e de uma foto de sua aplicação no local de origem. Além disto, os visitantes poderão desfrutar de uma monumental instalação cenográfica que reproduz a fachada do Teatro Nacional de Brasília, marco da arquitetura nacional criado pelo artista.A mostra apresenta gravuras, azulejos, murais e projetos de um dos ícones da arte moderna brasileira (Foto: Divulgação) 

A expografia conta com uma sala dedicada exclusivamente à produção de gravuras e serigrafias. Acompanha ainda uma vitrine contendo material iconográfico e documental sobre sua obra, além de vídeos que revelam a produção de azulejos do artista. Um dos vídeos expostos traz uma entrevista com Athos, na qual ele explica os fundamentos de sua obra e sua trajetória artística.

 Serviço:

Artes Visuais: Athos Bulcão – Tradição e Modernidade

Período: 13 de julho a 20 de agosto de 2017 (terça-feira a domingo)

Horário: das 9h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Entrada franca

Informações: (71) 3421-4200

Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos

Abertura: 12 de julho (quarta-feira), às 19h, com visita guiada com o curador

Conveniência: estacionamento gratuito ao lado da CAIXA Cultural Salvador, na noite de lançamento