Movimento Slow Food vai realizar um mega evento na Fonte Nova em junho de 2020

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 5 de novembro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Divulgação) Movimento Slow Food está presente em 160 países  Salvador foi o destino escolhido pelo movimento Slow Food para receber a primeira ação na Bahia. O projeto, criado na Itália por um grupo de ativistas na década de 1980, com o propósito de defender as tradições regionais, como a agricultura familiar e a gastronomia, promoverá entre os dias 11 e 14 de junho, na Fonte Nova, o Terra Madre Brasil que vai reunir produtores rurais, chefs de cozinha, nutricionistas, pesquisadores e toda a cadeia de alimentos, além do público em geral que terá a oportunidade de adquirir produtos, apreciar pratos da cozinha brasileira e de conhecer o movimento que preza pelo consumo saudável e prega um ritmo de vida mais lento.  

Jabuti & Djanira Indicada para o Prêmio Jabuti na categoria Biografia, Documentário e Reportagem pelo livro Jorge Amado: Uma Biografia, a jornalista e escritora baiana Joselia Aguiar já está debruçada sobre o próximo personagem que irá biografar. Desta vez, a personalidade brasileira a ganhar uma obra da autora será a artista plástica Djanira (1914-1979). Coincidência ou não, Amado e Djanira, tinham uma relação próxima. Foi a ela que o escritor baiano encomendou o mural Candomblé que ele tinha na sua casa em Salvador.  (Divulgação) Josélia Aguiar começou a pesquisa sobre Djanira em 2016 Oropa, França e Bahia Depois de fazer história na Ceasa do Rio Vermelho com a loja de artesanato brasileiro Oropa França e Bahia – que fechou as portas por não suportar os altos custos do mercado – a atriz Rita Assemany vai reeditar a lojinha num novo formato. A ideia é instalar pequenas estantes em espaços como hotéis, restaurantes etc com peças de artesãos. O piloto já está sendo montado na Republica AF, no Pelourinho, mas a criadora da marca, que acabou de chegar de uma semana de garimpo no Cariri, no Ceará, carregada de belíssimas peças, está aberta a propostas.  (Divulgação) O artesanato brasileiro é o foco da loja da atriz Rita Assemany Hiper-realismo A arte do paulista Giovani Caramello será exposta na Caixa Cultural Salvador de 20 de novembro a 26 de janeiro. A exposição Hiper-realismo no Brasil reúne 10 obras - entre esculturas e maquetes que reproduzem figuras humanas extremamente expressivas – que pertencem a coleções particulares, foram reunidas especialmente para esta mostra pelo curador Thomaz Pacheco. A abertura será no próximo dia 19, às 19h. (Divulgação) Giovani Caramello realiza primeira incursão  de sua obra pelo Nordeste   3 X 4 GENTE BOA (Divulgação) A soteropolitana Marcela Amorim estudou comunicação na Unifacs Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Roteiro, Marcela Amorim começou a carreira no final dos anos 1990 dirigindo programas televisivos e vídeos nas principais emissoras baianas. Já no ano 2000, ela criou a Colorbar e de lá para cá, ampliou as produções de filmes publicitários, institucionais e produziu conteúdo audiovisual para redes sociais. Hoje, sua empresa tem como diferencial o uso de equipamentos com tecnologia em 4K, que garantem maior qualidade de fotografia e áudio nos filmes. Ao longo desses mais de 20 anos na área de audiovisual, ela atende, atualmente, pequenas e grandes empresas com serviços de criação, roteiro, captação e finalização. Mas sem abrir mão da escrita de projetos de programas, quadros e transmissões. “O conteúdo audiovisual está cada dia mais presente na palma das nossas mãos com o uso dos smartphones, torná-lo atraente é o nosso grande desafio”, diz. Ao longo de sua carreira, a baiana cravou sua assinatura em Programas como Aprovado, Sente o Som e quadros do Mosaico Baiano (Rede Bahia) além de participações em produções do canal Multishow e transmissões ao vivo, como as do Festival de Verão.

Viva aos amigos Prefaciado pela jornalista e poeta Kátia Borges, o livro Os Onipresentes, marca o retorno do escritor Márcio Matos à literatura após um longo hiato. A obra, que é o quarto na carreira do autor, trata do amor entre um grupo de amigos. O lançamento está marcado para o próximo dia 13, às 19, no Berro D´água.  (Divulgação) Márcio Matos lança quarto livro da sua carreira Volta ao mundo E por falar em Literatura, o velejador Aleixo Belov lança, no próximo dia 27, às 18h, no Yacht Clube, o livro Alaska - Muito Além da Linha do Horizonte. A história narra os momentos mais marcantes de sua quinta volta ao mundo, a bordo do veleiro Fraternidade. (Foto:Leo Papini/Divulgação) Aleixo Belov vai montar fundação e museu com seu nome no Carmo Mais + Privilégio e orgulho para nós baianos termos em cena um ator com Harildo Deda, que esta semana completou 80 anos, atuando com paixão e extraordinário talento no teatro, cinema e televisão. Durante toda esta semana, o artista foi celebrado nas redes sociais pelos colegas, amigos e colaboradores. Merecidamente! Afinal, é um grande mestre da dramaturgia brasileira!  Foto:TV Globo/Divulgação) Harildo Deda em cena da novela Gabriela Menos –  E o óleo continua se espalhando pelo litoral baiano e ameaçando a vida marinha sem que até agora se encontre uma solução para deter o desastre. O que mais se temia, a chegada das manchas em Abrolhos, aconteceu. A Marinha confirmou a chegada de pequenos fragmentos na região e enviou embarcações para a evitar que o petróleo chegue ao Parque Nacional dos Abrolhos, a primeira unidade de conservação marinha do país.As visitas ao local estão suspensas.