MP-BA denuncia secretário de saúde de Barra do Mendes por furar fila da vacinação

Segundo o órgão, o gestor foi imunizado contra covid-19 sem fazer parte dos grupos prioritários da primeira fase

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2021 às 14:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo

O Ministério Público do Estado (MP-BA) entrou com uma ação civil contra o secretário municipal de Saúde de Barra do Mendes, no Centro-Norte baiano. A ação contra Carlos Alves de Araújo foi ajuizada na última sexta-feira (29), porque o gestor teria furado a fila da vacinação contra covid-19 na cidade. 

Segundo o MP, o secretário não pertence ao grupo prioritário da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 e, mesmo assim, já foi vacinado contra o novo coronavírus. 

Na avaliação do promotor de Justiça responsável pela  ação, Marco Aurélio Amado, o secretário violou os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência, desrespeitando os protocolos dos Planos Nacional e Estadual de Imunização contra a Covid-19.  “O réu tem 71 anos, mas não vive em instituição de longa permanência, não é indígena, tampouco trabalhador da saúde ou membro de povo ou comunidade tradicional ou ribeirinha. Apenas, sem qualquer justificativa plausível, pois sem base em lei ou no planejamento governamental escrito, colocou-se à frente de todos, em afronta à impessoalidade, à moralidade e à eficiência”, disse AmadoO promotor solicitou, ainda, que o secretário seja impedido de tomar a segunda dose da vacina, o que não deve ocorrer sob pena de novo ato ilícito. O MP pediu também que a imagem do secretário seja desvinculada de  todos os atos de campanha de vacinação até sua finalização, sob pena de aplicação de multa diária a ser imputada ao gestor pessoalmente.

Nenhum representante da prefeitura de Barra do Mendes foi localizado para emitir posicionamento sobre o caso.