Multidão lota a Colina Sagrada na última sexta-feira do ano

Público diverso foi agradecer pelo ano que passou e está ajoelhando nos degraus para fazer as orações

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 31 de dezembro de 2021 às 08:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

Um tapete branco cobriu a Colina Sagrada do Bonfim, em Salvador, nesta última sexta-feira do ano. Como já é tradição na Bahia, milhares de pessoas se vestiram com a cor da paz e foram agradecer pelo ano que passou. Alguns aproveitaram para percorrer o Caminho da Fé, fazendo uma caminhada de 1,2 km entre o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, e a Basílica Santuário Senhor do Bonfim. Haverá missas às 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h e 16h.

A celebração das 7h30 teve tanta gente que ficou difícil caminhar pela praça em frente à igreja. Uma estrutura foi montada do lado de fora do templo e está sendo usada para as celebrações. Já a escadaria em frente a grade das fitinhas foi transformada em local para orações, pessoas estão ajoelhando nos degraus e fazendo os agradecimentos e pedidos, porque do lado de dentro a igreja está lotada.

O público que compareceu tem perfil diverso. Muitos idosos, mas também casais jovens, adolescentes, ciclistas, outros atletas e famílias. Moradores da Cidade Baixa, Subúrbio, Pernambués, Cabula, Barra, Rio Vermelho e São Marcos foram alguns que marcaram presença. Turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília também passaram pelo templo. Dentro da igreja, que está passando por reforma, houve congestionamento de fiéis. 

Reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, o padre Edson Menezes, disse que ficou surpreso com a quantidade de fieis na Colina. "Fiz toda uma movimentação incentivando para que as pessoas viessem durante a semana, passamos a celebrar seis missas desde terça-feira, mas eu entendo que é um desejo de agradecer depois de tudo o que aconteceu este ano. Tivemos todos os cuidados de preparar tudo, estou notando que as pessoas estão usando máscaras, o receptivo usando álcool em gel, tentando controlar a aglomeração. Mas o público foi além do que a gente esperava", disse.

Visitar a igreja do Bonfim na última sexta-feira do ano já é tradição na Bahia, ato que é repetido na primeira sexta-feira de cada ano. Enquanto as roupas, a regra é clara: vá de branco. O aposentado Oswaldo Nascimento, 61 anos, era um dos poucos que violou a norma. Ele foi com a camisa do Esporte Clube Bahia. 

"Vim pedir a intercessão de Senhor do Bonfim porque está difícil para a gente. Já pedi também para Nossa Senhora da Conceição da Praia, na semana passada. Estou apelando para todos os santos", brincou. 

As turistas Gláucia Andrade, 38, e Jaqueline Vieira, 37, chegaram ontem em Salvador. Elas saíram de São Paulo e estão visitando a Bahia pela primeira vez. "Os amigos que já estiveram aqui deram algumas dicas de passeios e todos falaram que visitar a igreja do Bonfim era uma parada obrigatória", contou a nutricionista Gláucia. As duas foram de branco e disseram que agradeceram pela saúde e pediram pelo fim da pandemia.

Já o técnico de enfermagem Rafael Ribeiro, 28 anos, foi até a colina de galera. A mãe, o pai, a irmã, a sobrinha e avó dele também fizeram questão de ir até o templo para agradecer pelo ano que passou. A família mora em Sussuarana. Questionado se precisou acordar muito cedo para fazer o passeio, Rafael fez uma correção.

“É mais que um passeio, é um momento de fé. Depois de tudo o que passamos em 2021, com a pandemia, com a negligência das pessoas, com a descrença na ciência e, agora, com esse surto de gripe, estarmos vivo e bem já é motivo mais que suficiente para celebrar. Então, hoje é um passeio, mas é também um momento de adoração. Já amarrei minha fitinha, fiz minhas orações e agradeci por estarmos todos bem”, disse.

Houve bênção aos objetos e um dos momentos mais importantes foi o da recepção da imagem ao Senhor do Bonfim, que percorreu parte da multidão ao Hino do Senhor do Bonfim e sob aplausos. As missas acontecem até às 16h.