'Mundo não vai perdoar uma má governança da Amazônia', desabafa prefeito de Manaus

Arthur Virgílio participa do último dia da Semana do Clima, em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 11:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Max Haack/Secom

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, desabafou sobre as queimadas que estão acontecendo na região amazônica, durante a Semana do Clima, que acontece em Salvador, nesta sexta-feira (23). Ele ressaltou o desgaste diplomático que o Brasil pode enfrentar por causa da preservação da floresta.

"Temos uma peculiaridade que precisa ser ressaltada. O mundo não está preocupado com quase nada, mas está preocupado com a Amazônia, com o que acontecer. O mundo não vai perdoar uma má governança da Amazônia. Várias pessoas estão se manifestando sobre o assunto. O Brasil corre o risco de ter boicote aos produtos e isso pode provocar um desgaste diplomático brutal para o Brasil no mundo inteiro. E recuperar isso vai levar muito tempo", afirmou Virgílio.

Ele também falou da importância de as pessoas conhecerem a Amazônia. "Estamos vendo erros seguidos em matéria de política ambiental. O ministro do Meio Ambiente esteve aqui e disse que não conhecia a Amazônia, mas ia conhecer. É uma obrigação dos brasileiros conhecer. Tinham que ir a Amazônia o máximo que pudesse", completou.

O prefeito destacou o impacto no desenvolvimento econômico. "Precisamos mitigar malefícios do aquecimento global e trabalhar pra valer a questão da Amazônia. Os governos são vesgos em relação  à Amazônia. O Brasil precisa acordar e perceber que existe ali talvez a última fronteira de desenvolvimento econômico possível.  Precisamos não destruí-la", desabafou. 

Virgílio finalizou lembrando da importância de preservar a biodiversidade. "Não podemos imaginar nada predatório em relação à Amazônia. Livrar de se tornar celeiro do agronegócio, e temos que torná-la uma grande enriquecedora do país pela biodiversidade. Não existe boa economia sem boas práticas ambientais", finalizou.

O prefeito ACM Neto demonstrou apoio à fala de Virgílio. "Aqui você não está sozinho, pelo mais 5 prefeitos te apoiam. Saia daqui com o apoio irrestrito de 3 milhões de soteropolitanos que vão sempre estar preparados para lutar e defender este, que é um patrimônio do Brasil, a Floresta Amazônica".

Arthur Virgílio participa do Painel dos prefeitos no último dia da Semana do Clima. Além dele, participam os prefeitos de São Paulo, Bruno Covas, de Manaus, Arthur Virgínio, de Curitiba, Rafael Greca, e prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette e o prefeito de Recife, Geraldo Júlio.