Mutirão assiste as comunidades que tiveram casas alagadas em Salvador

Mais de 300 famílias dos bairros Parque São Cristóvão, Mussurunga e Jardim das Margaridas foram beneficiadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2022 às 12:34

- Atualizado há um ano

. por Foto: Ascom/Sempre

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) em parceria com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), realizou no sábado (23) um mutirão para assistir as comunidades que tiveram as casas alagadas e danificadas em decorrência da abertura das comportas da Barragem de Ipitanga. Com mais de 30 técnicos envolvidos, famílias em situação de risco foram assistidas nos bairros de Parque São Cristóvão, Mussurunga e Jardim das Margaridas. 

[[galeria]]

O resultado, conforme destacou o secretário da Sempre, foi um total de 328 famílias cadastradas pela Codesal para receber benefícios pela Sempre, sendo a maioria o auxílio aluguel e emergencial (que varia de um até três salários mínimos). Desse total, foram seis cadastros realizados no Jardim das Margaridas, 221 no Parque São Cristóvão e 101 em Mussurunga. 

"Mesmo não sendo atribuição direta da Prefeitura de Salvador, nos sensibilizamos com o sofrimento das famílias e estamos fazendo essa ação para minimizar os prejuízos causados pelos alagamentos", ressaltou Ribeiro. 

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, explicou que mesmo com a diminuição das chuvas, toda a equipe continua de plantão para atender os chamados da população. "Obviamente, nossa prioridade serão sempre as áreas de risco e a preservação de vidas. Nesse segundo momento, com o perigo já afastado, continuamos o trabalho atendendo ao chamados daqueles que tiveram as casas danificadas. Após a abertura das comportas da Barragem de Ipitanga, a manutenção foi concluída pela Embasa. Os níveis da barragem já estão baixando, devendo atingir valores normais dentro das próximas horas”, afirmou.

Plantão A Operação Chuva, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. Já os cidadãos que quiserem receber gratuitamente mensagens de alerta da Codesal pelo celular podem enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199.