Na pandemia, celebrações na Basílica de Aparecida têm nova dinâmica

Festividades são transmitidas virtualmente; membros da Arquidiocese representam fiéis em missas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2020 às 14:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Rovena Rosa/ABr

O Dia da Padroeira do Brasil, celebrado nesta segunda-feira (12), tem sido bem diferente. Acostumada a receber muitas pessoas – só em 2019 foram 162 mil romeiros, a Basílica de Aparecida resolveu fazer, este ano, celebrações sem a presença de devotos em seu interior, e transmitiu tudo pela internet. Isso, claro, por causa da pandemia do novo coronavírus, iniciada em março.

Durante as celebrações, pessoas que atuam em instituições diretamente ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras sociais e de evangelização do Santuário Nacional vão representar os fiéis no interior das Basílicas.

Para possibilitar a participação de mais fiéis, a Rede Aparecida de Comunicação e as redes sociais do Santuário Nacional transmitem ao vivo as festividades em louvor à Padroeira.

A principal missa do dia ocorreu às 9h no Altar Central da Basílica Nova. A celebração, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que embasou sua mensagem (homilia) em uma crítica à atual política ambiental do país, citando as queimadas florestais. No mesmo local, haverá ainda outra celebração às 18h, encerrando as comemorações.

Na Basílica Velha, as missas ocorrem às 7h e às 12h. Às 15h, a tradicional Consagração Solene é dedicada aos membros da Família dos Devotos, que devem assistir a celebração de casa este ano.

Outro evento que sofre alteração é a tradicional procissão, que no ano passado foi acompanhada por mais de 20 mil pessoas. Este ano ela não será realizada, assim como os shows.

Fotos Os fiéis que desejarem participar da festa de forma mais ativa, poderão enviar fotos durante a Novena. O envio das imagens pode ser realizado durante a Novena das 15h às 19h.

As fotos podem ser publicadas no Instagram com a hashtag #EuNaNovena ou enviadas por meio de um formulário no site https://santuarionacional.org.br/eunanovena/.

As imagens poderão ser divulgadas na TV Aparecida ou nas redes sociais do Santuário Nacional. No fim do dia, as fotos recebidas serão veiculadas em um conteúdo especial nas redes sociais do Santuário.

“Vamos realizar esta iniciativa de tal modo que a gente consiga, ao longo da Novena, mostrar as fotografias das pessoas que, do conforto de suas casas, estão rezando conosco”, disse o padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional.

Também será possível enviar intenções de missa, acender velas virtuais e acompanhar imagens ao vivo de espaços do Santuário por meio do site https://www.a12.com/reze-no-santuario .

Romeiros Apesar das restrições de público presente no Santuário, alguns romeiros decidiram se arriscar e mantiveram a caminhada este ano. Segundo a concessionária CCR NovaDutra, que administra a Rodovia Presidente Dutra, por onde passa o maior fluxo de romeiros com destino à Basílica, entre os dias 1º e 9 de outubro deste ano, 1.288 romeiros passaram pela rodovia com destino a Aparecida. No mesmo período, no ano passado, foram contabilizados 3.708 romeiros.

Por meio de nota, a CCR NovaDutra informou que não recomenda este tipo de manifestação de fé, em função do risco para os peregrinos, que se utilizam do acostamento para caminhar. Além disso, ressaltou a concessionária, os eventos na Basílica este ano serão todos virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus.