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Da Redação
Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 16:01
- Atualizado há 2 anos
Conhecido como o profissional das oportunidades, o gestor de Recursos Humanos (RH) é, hoje, uma das principais funções dentro de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Por ser a pessoa que lida diretamente com o equilíbrio entre o contratante e o funcionário, a profissão vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações. >
Além da parte burocrática relacionada ao cargo, o gestor precisa ter sensibilidade para perceber problemas pessoais ou coletivos que possam interferir na atuação dos colaboradores. >
“Eu tinha uma imagem muito diferente do RH, que para mim era só um Departamento Pessoal. Hoje sei que a Gestão de Recursos Humanos é uma das profissões mais desafiantes que existem, pois temos que gostar muito de lidar com as pessoas. Mesmo com muitos desafios, adversidades, é gratificante ajudar as pessoas a crescerem. Isso faz com que você cresça muito pessoal e profissionalmente, tendo empatia e sensibilidade”, diz o gestor de Recursos Humanos Ícaro Borges, 28.>
Na pandemia, o departamento de RH passou a ser um aliado para desenvolver estratégias que ajudem as empresas a alcançar os resultados estabelecidos. Para que as metas sejam conquistadas, é necessário que os funcionários estejam engajados e motivados. >
Neste período em que os profissionais precisaram se adequar ao trabalho em casa, a atuação do gestor de recursos humanos ganhou mais intensidade e protagonismo. Isso porque as incertezas trazidas pelo cenário vivido mundialmente aflorou sentimentos como ansiedade e medo, e foi preciso garantir o bem-estar mental dos colaboradores. >
Essa combinação de sensações faz com que algumas pessoas tenham mais dificuldade em desenvolver suas atividades profissionais. Nesse contexto, o RH tem o papel de influenciar e desenvolver nas lideranças uma aproximação entre as equipes com foco na humanização das relações.>
“Eu costumo dizer que hoje para ser um motivador de pessoas você precisa ser 80% humano e 20% números. Um ambiente agradável é o primeiro passo, plano de carreira, onde podemos mostrar ao funcionário que ele pode se desenvolver e como desenvolver. Feedbacks, elogio e corretivo, desafiar os funcionários com metas reais é importante”, revela Ícaro. >
Com as incertezas transmitidas pelo atual momento vivido, é preciso estar preparado não somente fisicamente mas, principalmente, psicologicamente. “O maior desafio foi, sem dúvidas, a adaptação ao novo normal. O primeiro passo para atravessar essa adversidade é me cuidar para não passar instabilidade emocional para com os funcionários. Além disso, ter uma comunicação clara com eles, passando informações e motivações a cada dia e nos adaptando às mudanças”, conclui o profissional. >
Fonte: Larissa Mesquita - Agência Educa Mais Brasil>