'Não existe a preocupação do câncer', avalia médico que tirou nódulo da mama de Rui Costa 

Governador foi operado em São Paulo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2020 às 10:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O governador Rui Costa, 57 anos, que foi diagnosticado com ginecomastia e precisou passar por um procedimento cirúrgico no domingo (5), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, segue internado em recuperação na unidade de saúde paulista. O médico cirurgião, Marcelo Sampaio, responsável pelo procedimento realizado no petista, explicou nesta segunda-feira (6) que não há risco do governador ter câncer.  Ele foi diagnosticado com uma patologia que consiste na presença de nódulo mamário em homens. 

Segundo o cirurgião, o nódulo encontrado no governador é absolutamente benigno e não há preocupação de câncer. O governador passou a noite bem e segue sob cuidados médicos no hospital. 

“O governador Rui Costa teve um diagnóstico de ginecomastia, que é a presença de mama em homens, patologia absolutamente benigna. A razão da cirurgia foi desconforto. Rui sentia dores em uma das mamas, quando tocava o local ou quando tinha algum contato físico em suas aparições públicas. Volto a frisar que a patologia é benigna e não existe a preocupação do câncer”, explicou.

Ainda segundo o cirurgião, Rui se recupera da cirurgia e apresenta uma evolução normal e esperada para o procedimento que foi submetido.“A cirurgia transcorreu muito bem. O governador passou uma noite tranquila e está em plena recuperação, com uma evolução normal e esperada para a cirurgia que fez”, revelou o médico Marcelo Sampaio, que avaliou que o petista pode ter alta nas próximas 24h ou 48 horas.

O procedimento realizado no domingo (5)  foi necessário para retirada de um nódulo mamário, identificado durante investigação no mês de dezembro passado. Embora não houvesse qualquer indicação de malignidade, os médicos optaram pela retirada bilateral das duas glândulas mamárias, procedimento que ocorreu com normalidade.

A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Para tanto, devem ser realizados exames de rotina, bem como a busca imediata do diagnóstico médico após a identificação de qualquer desconforto ou alteração no organismo, sobretudo a partir dos 50 anos. Embora raro, homens também podem ter câncer de mama, que não foi o caso do governador. Para cada 100 mulheres diagnosticadas com câncer de mama, há 1 homem com o mesmo diagnóstico.