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Priscila Natividade
Publicado em 6 de janeiro de 2020 às 07:00
- Atualizado há 2 anos
O sonho do vestido de noiva não tinha lá muita ‘pompa’, babado ou pedraria. Também não era um modelo estilo princesa de conto de fadas. para estas empreendedoras, o amor era realmente simples. Ah, e bonito e barato também. Criadoras da marca O Amor é Simples, as empresárias Natália Pegoraro, Laís Ribeiro, Janaina Pasin e Évelin Bordin colocaram o Google de cabeça para baixo, mas não achavam um modelo de vestido de noiva que saisse do tradicional. >
“Quando estávamos planejando os nossos casamentos, tomamos um susto com a realidade do mercado. Além de preços extremamente altos, encontrávamos somente opções voltadas para cerimônias bem tradicionais: muito volume, muito brilho, muito peso. Queríamos vestidos confortáveis e leves, e um processo de compra simples e rápido”, lembra Laís.>
O negócio nasceu no e-commerece com um investimento inicial de R$ 10 mil. Só depois, elas investiram em uma loja física instalada na capital gaúcha. Porém, o Amor é Simples tem uma característica itinerante: a marca roda o país com lojas temporárias que já passaram, inclusive, por Salvador. “Quando percebemos que a indústria tradicional não estava preparada para atender noivas como nós, veio o estalo: Quantas noivas não estão nesta mesma situação?”, acrescenta Natália.>
Em entrevista ao CORREIO, as empresárias dão dicas de como inovar em um segmento tão clássico e, ao mesmo tempo, agregar valor ao produto com a venda de peças que empoderam costureiras do Brasil inteiro como parceiras. “Queremos cada vez mais dar voz a essas personagens que são essenciais no mundo da moda e que as nossas clientes entendam que o preço do nosso produto passa também pela mão de obra ser valorizada”, destaca Laís. >
O que foi decisivo para formatar uma demanda até então, pessoal, em um potencial nicho de mercado? >
Natália Nós vimos no Google Trends que a busca por “vestidos de noiva simples” estava aumentando consideravelmente todos os meses.Foi aí que enxergamos que a nossa necessidade pessoal também era uma necessidade de várias outras noivas. Esse foi um fator decisivo para tirarmos a ideia do papel.Estamos falando em produtos e serviços para noivas, um segmento que tem uma concorrência cada vez maior e mais qualificada. Como surgiu a ideia das lojas temporárias? >
Laís Em abril do ano passado recebemos em nosso showroom a norte americana Ingrid Vanderveldt, empreendedora, investidora e Fundadora do projeto Empowering a Billion Women by 2020, e foi através de uma conversa com ela - que estava no Estado à convite do Consulado dos EUA em Porto Alegre e queria muito conhecer uma startup 100% feminina - que surgiu o insight. Já passamos por Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Belo Horizonte. Nós nos diferenciamos por sermos mulheres totalmente reais, como nossas noivas. Em um mundo tão imagético e cheio de filtros, de redes sociais que mostram vidas aparentemente perfeitas, criamos um universo acolhedor, que a trata com respeito e proximidade. Como ganhar essa consumidora no e-commerce e nas redes sociais? >
Natália Fotos reais de produtos, linguagem próxima, clara e acessível. Não ter respostas prontas e robotizadas, estar aberto ao diálogo, ouvir e entender o que a noiva busca. Além disso, usar depoimentos das próprias clientes falando da experiência. >
Outro fator que chama atenção no Amor é Simples é no trabalho de empoderamento que vocês fazem com as costureiras, em um momento eu se fala muito em consumo sustentável e em conhecer o ciclo de produção daquele determinado produto. De que forma o negócio podefazer a diferença?>
Laís O mercado da moda em geral invisibiliza as costureiras e coloca todo o glamour em cima do estilista. Porém, sem as costureiras, nenhum de nós estaria usando roupas.Nós tentamos mostrar para as clientes que ao escolherem O Amor é Simples que elas também estão ajudando a empoderar financeiramente as mulheres brasileiras que costuram seus vestidos.E na hora de crescer, o que é fundamental avaliar para expandir?>
Natália Crescer rápido pode trazer um crescimento desordenado. É necessário ter o time certo para crescer de modo sustentável.Nós começamos a empresa no quarto de casa. Hoje já temos funcionárias, que foram escolhidas a dedo por estarem alinhadas com a nossa proposta e com os desafios da nossa marca. >
QUEM É>
O Amor é Simples O e-commerce especializados em vestidos de noiva simples foi ao ar em 2014. A marca não para de crescer e já atende a 1,4 mil noivas em todo Brasil. No último ano, o faturamento da empresa cresceu 300%. >
PARA AGREGAR VALOR AO SEU NEGÓCIO>
Seja 100% verdadeiro “Criamos a marca porque sentimos na pele as dores quando fomos noivas”, destaca a empresária Laís Ribeiro. Enxergue a demanda em cima de uma necessidade real por aquele produto ou serviço e a partir daí identifique uma oportunidade de negócio.>
Cadeia produtiva É importante entender o seu consumidor, que está cada vez mais consciente e interessado em entender de onde vem aquele produto que ele está comprando. “Não faz sentido para nós - e para a geração como a nossa - criar uma empresa que não seja justa, transparente”, pontua a empresária Natália Pegoraro. >
Conteúdo Para as criadoras do O Amor é Simples, a estratégia é buscar uma identificação com as noivas. “Colocamos tudo aquilo que acreditamos no conteúdo. As noivas se identificam e nosso trabalho na venda é mais fácil e prazeroso”, afirma Laís.>
Crescimento É preciso estar preparado para delegar funções, mas com treinamento, para que a essência da empresa não se perca.”Nos preocupamos muito com isso, principalmente em relação ao atendimento e ao controle da produção”, diz Natália. >
Presença Online As redes sociais têm um poder muito forte, como acrescenta Laís: “quanto mais atendemos bem nossas clientes e superamos as expectativas delas, mais elas interagem e nos recomendam para outras noivas. São as nossas noivas que endossam nosso produto”. >