Neto diz estar 'convencido' de que 1ª fase da reabertura começa semana que vem

coronavírus
16.07.2020, 11:27:00
Atualizado: 17.07.2020, 00:25:04
(Gil Santos/CORREIO)

Neto diz estar 'convencido' de que 1ª fase da reabertura começa semana que vem

Prefeito diz que novos leitos entregues vão derrubar taxa de ocupação

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O prefeito de Salvador ACM Neto disse, ontem, que está convencido que a  retomada das  atividades econômicas na capital baiana irá ocorrer a partir do final da  próxima semana. "Estou absolutamente convencido de que vamos ativar a primeira fase na semana que vem", afirmou  o gestor,  durante a inauguração do gripário de Valéria. A  primeira fase de reabertura das atividades comerciais terá início quando a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 permanecer por cinco dias em 75%. 

Quando isto acontecer poderão reabrir os  shoppings centers, centros comerciais, lojas com mais de 200 metros quadrados, templos religiosos e igrejas e drive in.   "Desceu [ocupação das UTIs] pra 78%, ontem (anteontem), chegou a 77%. E aí ficam faltando os dois pontos percentuais de queda. E é claro, manter esse mesmo nível em cinco dias, para a reabertura da atividade econômica", afirmou. "Isso vai acontecer semana que vem ". 

O prefeito disse esperar não ver aglomerações em Salvador após a reabertura. "Com muita confiança e segurança de que esse processo de reabertura será com muita responsabilidade, consistente e que vai nos levar a dar início, de fato, a uma fase de retomada em Salvador", afirmou. "Queremos uma retomada cuidadosa".

Ele afirmou que nessa semana  serão colocados mais 10 leitos no Hospital Municipal, outros 10 no Hospital Sagrada Família e mais 10 no Hospital Salvador. Amanhã (hoje), uma nova tenda será entregue no Wet'n Wild com 20 novos leitos de UTI. A prefeitura também vai ceder 25 respiradores para o hospital de campanha na Arena Fonte Nova.

"Meu desejo é que nós alcancemos brevemente 70% de taxa de ocupação", afirmou Neto, que acredita que isso pode acontecer também em breve. "Depois que abrir a primeira fase, a gente vai avaliar por 14 dias como as coisas vão acontecer. Se chegar a 70% por cinco dias nesse prazo mínimo de 14 dias, já é possível abrir a segunda fase. Aí sim vamos ter a retomada de bares, restaurantes, salão de beleza, academias. Tudo isso com protocolos".

Protocolos 
Falando da proximidade desse novo momento, Neto lembrou que a população terá que conviver com cuidado com a covid-19 enquanto não surgir a vacina. "Essa retomada só vai acontecer com segurança se cada um tiver consciência do seu papel. Nós estamos fazendo nossa parte, mas cada um tem que fazer a sua. Não adianta abrir o shopping e ter aglomeração. Não adianta abrir a loja de rua que tá fechada hoje e ter aglomeração", lembrou. 

O protocolo de retomada das atividades comerciais   foi anunciado na semana passada pelo governo Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto. As regras são simples. A primeira fase será ativada quando  taxa de ocupação das UTIs chegar a 75% e permanecer assim por cinco dias seguidos.  Os shoppings abrirão nesta fase.  "A associação (de shoppping) fez um protocolo com o Hospital Sírio Libanês, que é o mais completo na área de varejo. Nós também tivemos reuniões com a prefeitura. Por isso, estamos confiantes de que o shopping vai ser um local tranquilo com o cuidado com a saúde de quem trabalha lá e dos clientes", afirma Edson Piaggio,  coordenador regional  da  Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Quando o número de leitos ocupados em Salvador estiver em 70%, e permanecer assim por cinco dias seguidos, será o momento de ativar a fase 2. Reabrem academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, e tem início a etapa 2 da primeira fase. Será nesse momento também que bares e restaurantes voltarão a funcionar.

A terceira e última fase só vai entrar em operação quando a taxa de ocupação estiver em 60% e permanecer assim por cinco dias consecutivos. Aí  entram em funcionamento parques de diversão, teatros, cinemas,  clubes sociais, recreativos e esportivos, e centros de eventos e convenções.

Entusiasmo
O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia Fecomércio-BA), Carlos Andrade, recebeu com "entusiasmo" a anúncio da reabertura das atividades econômicas a partir da semana que vem. “Recebemos com entusiasmo neste Dia do Comerciante [16 de julho] a boa notícia da reabertura dos shoppings de Salvador na próxima semana, conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto", disse. 

Especificamente sobre o protocolo de Salvador para a reabertura, Andrade disse que ainda está  negociando com a prefeitura e Câmara de Vereadores alguns ajustes, como a revisão da obrigatoriedade de realizar testes para a detecção de coronavírus entre os funcionários das lojas a cada 21 dias.

"Propomos a exclusão total dessa obrigatoriedade ou que se criem critérios objetivos para a testagem, tal como apresentação de sintomas ou idade", afirmou. 

Ele disse ainda que os os lojistas já estão se preparando para uma abertura segura para funcionários e clientes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a limpeza, instalando divisórias nos caixas, preferindo as alternativas de pagamento por aproximação

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas