Neto diz estar 'convencido' de que 1ª fase da reabertura começa semana que vem

Prefeito diz que novos leitos entregues vão derrubar taxa de ocupação

Publicado em 16 de julho de 2020 às 11:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gil Santos/CORREIO

O prefeito de Salvador ACM Neto disse, ontem, que está convencido que a  retomada das  atividades econômicas na capital baiana irá ocorrer a partir do final da  próxima semana. "Estou absolutamente convencido de que vamos ativar a primeira fase na semana que vem", afirmou  o gestor,  durante a inauguração do gripário de Valéria. A  primeira fase de reabertura das atividades comerciais terá início quando a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 permanecer por cinco dias em 75%. 

Quando isto acontecer poderão reabrir os  shoppings centers, centros comerciais, lojas com mais de 200 metros quadrados, templos religiosos e igrejas e drive in.   "Desceu [ocupação das UTIs] pra 78%, ontem (anteontem), chegou a 77%. E aí ficam faltando os dois pontos percentuais de queda. E é claro, manter esse mesmo nível em cinco dias, para a reabertura da atividade econômica", afirmou. "Isso vai acontecer semana que vem ". 

O prefeito disse esperar não ver aglomerações em Salvador após a reabertura. "Com muita confiança e segurança de que esse processo de reabertura será com muita responsabilidade, consistente e que vai nos levar a dar início, de fato, a uma fase de retomada em Salvador", afirmou. "Queremos uma retomada cuidadosa".

Ele afirmou que nessa semana  serão colocados mais 10 leitos no Hospital Municipal, outros 10 no Hospital Sagrada Família e mais 10 no Hospital Salvador. Amanhã (hoje), uma nova tenda será entregue no Wet'n Wild com 20 novos leitos de UTI. A prefeitura também vai ceder 25 respiradores para o hospital de campanha na Arena Fonte Nova.

"Meu desejo é que nós alcancemos brevemente 70% de taxa de ocupação", afirmou Neto, que acredita que isso pode acontecer também em breve. "Depois que abrir a primeira fase, a gente vai avaliar por 14 dias como as coisas vão acontecer. Se chegar a 70% por cinco dias nesse prazo mínimo de 14 dias, já é possível abrir a segunda fase. Aí sim vamos ter a retomada de bares, restaurantes, salão de beleza, academias. Tudo isso com protocolos".

Protocolos  Falando da proximidade desse novo momento, Neto lembrou que a população terá que conviver com cuidado com a covid-19 enquanto não surgir a vacina. "Essa retomada só vai acontecer com segurança se cada um tiver consciência do seu papel. Nós estamos fazendo nossa parte, mas cada um tem que fazer a sua. Não adianta abrir o shopping e ter aglomeração. Não adianta abrir a loja de rua que tá fechada hoje e ter aglomeração", lembrou. 

O protocolo de retomada das atividades comerciais   foi anunciado na semana passada pelo governo Rui Costa e pelo prefeito ACM Neto. As regras são simples. A primeira fase será ativada quando  taxa de ocupação das UTIs chegar a 75% e permanecer assim por cinco dias seguidos.  Os shoppings abrirão nesta fase.  "A associação (de shoppping) fez um protocolo com o Hospital Sírio Libanês, que é o mais completo na área de varejo. Nós também tivemos reuniões com a prefeitura. Por isso, estamos confiantes de que o shopping vai ser um local tranquilo com o cuidado com a saúde de quem trabalha lá e dos clientes", afirma Edson Piaggio,  coordenador regional  da  Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

Quando o número de leitos ocupados em Salvador estiver em 70%, e permanecer assim por cinco dias seguidos, será o momento de ativar a fase 2. Reabrem academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, e tem início a etapa 2 da primeira fase. Será nesse momento também que bares e restaurantes voltarão a funcionar.

A terceira e última fase só vai entrar em operação quando a taxa de ocupação estiver em 60% e permanecer assim por cinco dias consecutivos. Aí  entram em funcionamento parques de diversão, teatros, cinemas,  clubes sociais, recreativos e esportivos, e centros de eventos e convenções.

Entusiasmo O presidente da Federação do Comércio do Estado da Bahia Fecomércio-BA), Carlos Andrade, recebeu com "entusiasmo" a anúncio da reabertura das atividades econômicas a partir da semana que vem. “Recebemos com entusiasmo neste Dia do Comerciante [16 de julho] a boa notícia da reabertura dos shoppings de Salvador na próxima semana, conforme anunciado pelo prefeito ACM Neto", disse. 

Especificamente sobre o protocolo de Salvador para a reabertura, Andrade disse que ainda está  negociando com a prefeitura e Câmara de Vereadores alguns ajustes, como a revisão da obrigatoriedade de realizar testes para a detecção de coronavírus entre os funcionários das lojas a cada 21 dias.

"Propomos a exclusão total dessa obrigatoriedade ou que se criem critérios objetivos para a testagem, tal como apresentação de sintomas ou idade", afirmou. 

Ele disse ainda que os os lojistas já estão se preparando para uma abertura segura para funcionários e clientes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a limpeza, instalando divisórias nos caixas, preferindo as alternativas de pagamento por aproximação