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Antônio Meira Jr.
Publicado em 6 de agosto de 2021 às 11:00
- Atualizado há 2 anos
Apesar da produção inicial do Kicks ter sido no México, o SUV compacto da Nissan estreou primeiro no Brasil. Isso foi em 2016, quando o fabricante japonês era patrocinador dos Jogos Olímpicos, que foram realizados no Rio de Janeiro. Posteriormente, o veículo começou a ser feito no país e, gradativamente, suas vendas cresceram.>
Quase cinco anos depois do lançamento, bastante para os parâmetros atuais da indústria automotiva, o Kicks ganhou sua primeira atualização estética, mas manteve a mecânica. Dê play e confira a avaliação do Kicks Exclusive A parte visual agora está alinhada globalmente, ela começou a ser ajustada na Ásia, no final do ano passado. A principal novidade está concentrada na dianteira. Novos faróis, grade e para-choques. Atrás, a mudança foi menor, mas as lanternas ganharam iluminação em LED - que também foram incorporados às luzes de direção dos retrovisores externos. E as lanternas traseiras foram unidas por um filete de LED. >
O para-choques traseiro também foi modificado e ficou com aspecto mais robusto. No teto, que continua tendo a possibilidade de uma cor distinta da carroceria, foi instalada uma antena estilo barbatana de tubarão. O para-brisa agora tem tratamento acústico, para reduzir os ruídos no interior.>
A motorização foi mantida e é única para todas as versões. Com gasolina e/ou etanol, o motor 1.6 litro e 16 válvulas produz 114 cv de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4 mil rpm. O propulsor pode parecer antiquado, já que a concorrência oferece diversas opções turbinadas, mas o engenho que equipa o Kicks é eficiente. >
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A transmissão pode ser manual de cinco velocidades, que equipa apenas uma opção, ou automática do tipo CVT para as demais. O conjunto motriz é bem calibrado e, graças também ao baixo peso do veículo (1.139 kg), o consumo é baixo. Em nossa aferição, o consumo urbano com gasolina foi de 12,2 km/l e em rodovias a média ficou em 13,8 km/l.>
MERCADO Atualmente, mais da metade das vendas da Nissan no Brasil são desse produto, que é o terceiro SUV compacto mais emplacado na Bahia neste ano. O preço parte de R$ 96.040, custo da versão Sense com câmbio manual. Com a transmissão CVT, fica R$ 8 mil mais caro. A versão Advance custa R$ 112.490 e a Exclusive sai por R$ 122.490.>
As maiores novidades tecnológicas são restritas a um pacote da versão topo de linha, como a que testamos. Por R$ 4.500 a mais, a Nissan inclui um sistema de monitoramento de ponto cego, um alerta de mudança de faixa, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência e faróis automáticos. São itens bastante úteis, que auxiliam o motorista em uma eventual distração.>
O valor médio de cada uma das seis primeiras revisões é de R$ 520,50. A manutenção programada deve ser feita no intervalo de um ano ou 10 mil km.>
Essa atualização dará novo fôlego ao Kicks nesse mercado de SUVs compactos, que do ano passado para cá recebeu o Chevrolet Tracker e o Renault Duster renovados e o inédito Volkswagen Nivus. Neste ano, o Renault Captur foi atualizado, o Hyundai Creta será renovado em breve e a Fiat irá lançar o inédito Pulse, seu primeiro produto nesse segmento. O motor híbrido, que já estreou no exterior, pode equipar o Kicks ano que vem.>