NordesteLab promove a partir de hoje interações e palestras sobre audiovisual

Evento acontece até domingo na capital baiana

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2018 às 07:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Profissionais e interessados nos mais variados aspectos do audiovisual têm encontro marcado em Salvador desta quinta-feira (28) a domingo. A cidade recebe a quarta edição do NordesteLab, evento que tem como principal foco a geração de negócios no setor  e que este ano abrange, pela primeira vez, o Norte e o Centro- Oeste. 

A ampla programação inclui  conferências, entrevistas, apresentação de cases e debates, oferecendo rodas de negócios para os produtores de conteúdos. A maratona de atividades começa nesta quinta-feira, no Teatro do IRDEB, na Federação e continua, a partir da sexta, no Goethe-Institut,  no Corredor da Vitória.

Mais de 800 pessoas são esperadas nesta edição, entre executivos de mídias digitais, programadores, produtoras independentes, criadores, compradores de conteúdos, distribuidoras, gestores públicos, estudantes e outros interessados. A programação, que reúne representantes de festivais de cinema, produtores do Brasil e de outros países da América Latina, traz equipes de canais como TV Bahia, FOX, TNT e Nickelodeon. Dentre as distribuidoras, marcam ponto Art House, Elo Company, Lume Filmes, O2 Play e Vitrine Filmes, além das plataformas Indie Cine e Video Camp.

Na abertura, às 19h, a mesa principal debate o tema Sotaques Locais, Olhares Globais, que aborda perspectivas das políticas de fomento para o audiovisual no Brasil. Participam Débora Ivanov, diretora da Ancine; Daniela Pfeiffer, diretora do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da SAV/MinC; Vânia Lima, diretora da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE); e Rodrigo Martins, presidente do Fórum Audiovisual Minas Gerais, Espírito Santo e Sul do Brasil (FAMES).

A partir de sexta-feira, das 8h às 19h, o NordesteLab muda para o Goethe, ocupando diversos de seus espaços. Pela manhã, uma frente de reflexão sobre internacionalização entra em pauta com convidados estrangeiros e mesas que debatem cooperação internacional e coproduções com a Argentina. À tarde, núcleos criativos  discutem temas sobre os desenvolvimentos de obras audiovisuais. 

A regulamentação do chamado VOD – Vídeo por Demanda é o mote das discussões do sábado, das 9h às 19h. O dia será focado em nas novas práticas para potencialização de produtos audiovisuais, arranjos regionais e políticas públicas de mercados das três regiões. Nas mesas estarão representantes do setor público, de canais de tevê, empresas de audiovisual, festivais e de eventos de negócios.

No último dia, temas como fontes de financiamento, propriedade intelectual, narrativas em games e audiovisual negro destacam pontos contemporâneos sobre o desenvolvimento da produção no setor. A programação, das 9h às 19h, termina com o pitching de séries documentais, com variadas sessões. É possível, ainda, conferir outras opções do evento na programação completa, dispomível no site: http://nordestelab.com.br.

A curadoria do evento é de Chico Ribeiro, Daniela Fernandes, Paulo Alcoforado e Pola Ribeiro. A entrada é gratuita para todas as atividades e o credenciamento pode ser feito no local, enquanto houver vagas.

Local para inscrições e abertura: Teatro do IRDEB (Rua Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho – Federação). Quinta-feira (28), às 19h. Demais atividades: Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória), até domingo, das 9h às 19h.