Nossa Senhora Sant’Ana é homenageada em missa e carreata pelo bairro de Nazaré

Programação festiva na Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana vai até o dia 26, data em que é celebrada o dia da padroeira dos avós

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 21 de julho de 2018 às 20:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/ CORREIO
A devoção da aposentada Ana Lúcia Dias já dura 40 anos: 'ela salvou a vida do meu marido' por Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Ela fez curso para noivos, batizou os filhos os netos e ainda casou uma das filhas na Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré.  Tanta devoção tem um bom motivo. “Ela salvou a vida do meu marido. O significado dela pra mim  é de acolhimento”, afirma a aposentada Ana Lúcia Dias, de 68 anos, que há 40 deles faz questão de participar das homenagens a avó de Jesus Cristo. 

[[galeria]]

A programação festiva dedicada a santa começou hoje na Igreja do Santíssimo Sacramento e Sant’Ana com uma carreata pelas ruas do Centro da cidade. “Estamos começando hoje o dia da padroeira da paróquia. Jesus disse que nós conheceríamos as árvores pelos seus frutos.  Sant’Ana é esta árvore. Deus fez com que ela germinasse Maria que gerou Jesus. É um dia de celebração em família”, afirmou o bispo auxiliar, de Salvador, Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida. 

Ainda na porta da igreja, os carros que passavam foram abençoados com água benta antes da missa de entrega da festa de Sant’Ana, celebrada pelo bispo e o pároco da igreja, o padre José Abel Carvalho Pinheiro. “Ela tem uma importância singular para a igreja Católica. Uma mulher experiente, idosa, avó, generosa e acolhedora que confiou na ação de Deus, que lhe deu a capacidade de gerar Maria Santíssima, mesmo idosa e estéril e depois prepará-la para ser a mãe de Jesus”, destacou o padre José Abel. 

Fé e proteção

A aposentada Deraldina Gomes, de 64 anos, não teve filhos nem netos, mas se sente bem acolhida pela santa protetora dos avós. “Ela é misericordiosa e nos protege. Nós temos nossa mãe verdadeira, mas ela é a mãe de todas nós. É maravilhosa”. 

Também devota de Sant’Ana, a psicopedagoga Ilma Bispo, 54,  lembra que intercedeu pela santa para que o marido cuidasse mais do seu lado espiritual. “Foram várias as graças alcançadas. Mas a conversão do meu marido foi a principal. Pedi a intercessão dela  e de lá pra cá ele se tornou uma pessoa muito mais devota que eu”, contou. 

O maestro Fred dantas junto com a sua Filarmônica encerrou a programação do primeiro dia de festa, mas as comemorações para Nossa Senhora Sant’Ana continuam durante a semana. Na quinta-feira (26), às 9h, será celebrada a missa em homenagem aos avós, como adianta uma das voluntárias da igreja, há 30 anos, Theonilla Campos. “A vida da gente é sempre uma graça e ela merece toda a nossa homenagem”.