Nova geomanta beneficia 265 famílias em Nova Sussuarana

Vice-prefeito Bruno Reis anunciou também novo posto de saúde no bairro

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 7 de janeiro de 2019 às 10:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Para chegar até a rua ACM, em Nova Sussuarana, em Salvador, é preciso andar um pouquinho por um caminho estreito. Passar dois carros é praticamente impossível, mas para a aposentada Vânia Santos, 59, "faltam detalhes para isso aqui virar o céu". Bem em frente à casa de dona Vânia foi inaugurada uma geomanta durante a manhã desta segunda-feira (7).

O evento de inauguração contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis e do diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo. Segundo o diretor, a nova geomanta vai garantir segurança para 265 famílias em Nova Sussuarana. Tanto para os moradores da parte inferior, quanto àqueles que moram na parte que fica em cima da rua ACM."Hoje é um dia de felicidade e alívio para toda a rua ACM. O investimento foi feito para que a comunidade acorde e durma com segurança", apontou o vice-prefeito.Mais de R$ 100 mil foram investidos nas obras da geomanta. Ela tem cerca de 650 m² de cobertura. Salvador já conta com 142 geomantas e até o final deste mês de janeiro a previsão é de inaugurar mais 10, totalizando 152 geomantas na cidade. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO Até o final do ano de 2020, o planejamento da Prefeitura é de alcançar 150 mil m² de geomanta por toda Salvador. 

Durante a inauguração da geomanta de Nova Sussuarana o vice-prefeito anunciou que uma demanda antiga da população será atendida: o posto de saúde do bairro. Atualmente, os moradores contam com o posto da Sussuarana Velha, mas segundo Bruno Reis não houve uma comunicação entre as duas comunidades e as demandas da saúde local não foram supridas.

É o caso de dona Vânia, por exemplo. A neta dela, a pequena Vanessa, de 4 anos, está com febre desde o início da semana e não conseguiu ser atendida no posto do bairro. Por conta disso, se deslocou até o hospital Roberto Santos, no Cabula, onde foi medicada. Reis afirmou, ao CORREIO, que os estudos para a implantação do posto já estão em andamento e que a nova obra "é realidade garantida pela Prefeitura".

O que é uma geomanta?

Geomanta é um material formado por um composto de PVC e geotêxtil. Os nomes são difíceis, mas a função disso tudo é bem simples: a geomanta é aplicada nas áreas de risco mais vulneráveis e garante “maior celeridade no processo”, como explica Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil.

A geomanta tem garantia de 5 anos, em média. Após a sua aplicação na encosta, é necessário mais outras duas etapas: primeiro há um revestimento com argamassa de concreto que impede a perfuração e, por último, é realizada uma pintura antifungos.

A fase de acabamento engloba instalação de calhas, cerca de proteção e reconstituição da drenagem.

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier