Nova unidade de saúde é inaugurada com dez leitos em Valéria

coronavírus
19.02.2021, 10:52:00
Atualizado: 19.02.2021, 14:30:45

Nova unidade de saúde é inaugurada com dez leitos em Valéria

Cidade tem 216 leitos para atendimento crítico e 229 de enfermaria

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Uma Unidade com Suporte Ventilatório Pulmonar foi inaugurada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valéria, nesta sexta-feira (19). O equipamento vai funcionar por três meses no local onde antes ficava o gripário. A intenção é oferecer mais possibilidades de atendimento para atender pacientes com covid-19. 

O prefeito Bruno Reis fez a entrega oficial do novo equipamento e disse que o local vai ser uma retaguarda para a UPA. "Na prática, representa a abertura de 10 novos leitos de UTI, todos têm respiradores inclusive, podendo entubar pacientes. É uma iniciativa pioneira em Salvador. Vai ajudar toda a retaguarda da UPA", pontuou.

O novo serviço, de demanda regulada, funcionará 24 horas, sete dias da semana, ininterruptos, com dez leitos de internação com suporte ventilatório pulmonar para atendimento resolutivo e qualificado para pacientes com Covid-19. Com a nova estrutura de saúde montada, o município de Salvador amplia para 216 o número de leitos de Unidade de Cuidados Críticos e 229 leitos de enfermaria, totalizando 445 leitos de internação. Na unidade, serão 74 trabalhadores da saúde.

A previsão é de que a unidade funcione por três meses, o que significa um investimento de R$ 2 milhões para a manutenção do serviço. "Essa unidade tem condição de atender oas pcientes até uma regualção para uma unidade de saúde com uma estrutura melhor, ou continuar o tratamento do paciente aqui", explicou o prefeito.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas