Novo centro de acolhimento para pessoas em situação de rua é inaugurado em Salvador

Espaço foi aberto nesta segunda-feira (27) no bairro do Dois de Julho

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 27 de agosto de 2018 às 13:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom

Imagine uma casa, na ladeira da Rua Augusto França, no bairro Dois Julho, bem no coração de Salvador, com direito a vista para a Baía de Todos os Santos. Essa descrição de uma casa dos sonhos é onde fica o novo Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro POP), inaugurado nesta segunda-feira (27), pela Prefeitura de Salvador.

O local é um espaço de acolhimento para pessoas em situação de rua e tem expectativa de atender 200 pessoas por mês. É o quarto Centro POP em funcionamento na cidade (veja endereços abaixo).

Com uma área de 110 m², o local conta com três salas de atendimento, recepção, área de repouso, copa e banheiros. O novo centro oferece serviços como atendimento individualizado, atividades em grupo, oficina de geração de renda, guarda de documentos e/ou pertences, espaço para higienização e encaminhamentos à rede socioassistencial.  Os usuários do serviço não têm tempo determinado de acesso ou frequência. 

Uma das novidades do Centro POP Dois de Julho é que em um prazo de até dois meses ele contará com uma área destinada a deficientes físicos, situada no primeiro pavimento da casa. (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) O prefeito ACM Neto, que participou da inauguração ao lado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) Isnard Araújo, informou que o local é um momento de passagem.

"Vai ser feito um levantamento da situação e, por exemplo, no caso de dependentes químicos, serão imediatamente direcionados a um tratamento médico, clínico. Quem não tem nenhum problema com dependência, mas o problema é o desemprego, a gente vai encaminhar para o Simm [Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra] pra tentar a partir daí encontrar um lugar no mercado de trabalho. E assim sucessivamente", disse o prefeito. 

O local tem por objetivo ser um ambiente acolhedor. Para isso, contou com a parceria de alunos da Fundação Cidade-Mãe, que foi responsável por pintar muros e paredes da casa onde o Centro se instala. Tem grafite, painel de cores e desenhos espalhados pela casa. A equipe que atua no local é composta por dois assistentes sociais, dois psicólogos, quatro educadores sociais, dois auxiliares administrativos, um agente de portaria e um auxiliar de serviços gerais.  (Foto: Bruno Concha/Secom)  O funcionamento do Centro POP Dois de Julho é exatamente igual ao dos outros três centros que já existem na cidade e estão localizado em Itapuã, Vasco da Gama e Pau da Lima.    “Funciona das 8h às 17h. Chamamos o Centro POP de ‘Centro Dia’. Na hora que a pessoa chega, é atendida por psicólogos que avaliam tudo: tem documento? Tem família? É da cidade? Após todas essas perguntas é que acontece o encaminhamento. Pode ser para uma UAI [Unidade de Acolhimento Institucional], para aí sim ser acolhido, morar e dormir. Ou podem ser conduzidos para a rede pública de saúde, ou levados ao SAC para retirada de documentos. Tudo depende da situação, o Centro POP é uma espécie de triagem", ressalta Araújo.

A Semps estima que cerca de 5,9 mil pessoas estão em situação de rua na capital baiana. O número é baseado na quantidade de atendimentos que a Secretaria fez na capital durante os últimos anos. O número exato ainda é difícil de precisar já que os moradores em situação de rua não aparecem no censo realizado pelo IBGE, apesar de existir iniciativas que lutam para que a inclusão vigore. 

Durante inauguração do Centro POP, o prefeito ainda anunciou que em breve fará a reforma dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador. A medida faz parte das ações de Saúde, Educação e Promoção Social contempladas com recurso de US$ 125 milhões, obtidos a partir de negociação com o Banco Mundial.

Veja os endereços de todos centros POP de Salvador:

Centro POP Itapuã Endereço: Av. Dorival Caymi, nº 635, Itapuã | Referência: de frente para o posto de Gasolina Larco / Madeireira Itapuã / Próximo à Prefeitura-Bairro de Itapuã Funcionamento: Segunda a sexta-feira | 8h às 17h Contato: (71) 3266-8427  Centro POP Pau da Lima Endereço: Avenida Aliomar Baleeiro S/N, Estrada Vellha do Aeroporto, Pau da Lima | Referência: Próximo ao Centro Espírita Mansão do Caminho Funcionamento: Segunda a sexta-feira | 8h às 17h Contato: (71) 3266-8427  Centro POP Vasco da Gama Endereço: Avenida Vasco da Gama, 2257, Vasco da Gama | Referência: Última passarela sentido Dique Funcionamento: Segunda a sexta-feira | 8h às 17h Contato: (71) 3266-8426

*com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier