Novo Mercado de São Miguel terá estrutura metálica; boxe pegou fogo

salvador
05.09.2017, 13:05:41
Atualizado: 05.09.2017, 15:23:23

Novo Mercado de São Miguel terá estrutura metálica; boxe pegou fogo

Incêndio ocorreu durante madrugada

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


O projeto de requalificação do Mercado de São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, está pronto. Nesta madrugada, um dos 30 boxes do local pegou fogo e três corredores foram interditados. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira, com o objetivo de promover o resgate histórico do espaço. 

Projeção mostra como vai ficar o Mercado de São Miguel após requalificação
(Divulgação/Secom)

“O valor do mercado é o próprio valor simbólico e histórico das pessoas que frequentavam o local para consumir comidas tradicionais, produtos regionais e festividades como a de Santa Bárbara. O projeto foi totalmente modificado, no sentido de que desse um impacto de contraste interessante de uma região como a do Centro Histórico. É preciso atrair as pessoas para o mercado, que é um elemento importante dentro de uma série de outros projetos que a Prefeitura vai desenvolver na região”, explica a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Segundo a prefeitura, a proposta é de uma arquitetura contemporânea do mercado, com o intuito de causar impacto a uma região que tem sofrido problemas com a economia, a degradação e o despovoamento. Serão 50 boxes no térreo, com estacionamento, sanitários e equipamentos de acessibilidade. Além disso, será implantado um mezanino com exposições artísticas e pequenas apresentações musicais.

“É bom lembrar que o Mercado de São Miguel ficou muitos anos sob a responsabilidade do governo do estado, que deveria ter recuperado o espaço, mas não fez. Nós fechamos um projeto básico, conceitual do mercado. Estamos com o projeto executivo para licitar o mercado de São Miguel, completamente diferente do que existe hoje. Hoje não existe mercado, o que existe ali é um resquício do que havia no passado”, disse o prefeito ACM Neto, durante coletiva de imprensa sobre o Festival da Virada, nesta terça-feira (5).

A fachada será composta por uma estrutura metálica e de uma área verde urbana, para ampliar o corredor de acesso ao mercado. De acordo com a prefeitura, a estimativa é de que todos os projetos complementares, a exemplo dos sistemas elétrico e hidrossanitário, estejam concluídos até novembro deste ano. 

O mercado foi construído em 1965 e possuía mais de 100 boxes instalados em uma área de 1.600 m². A estrutura faz parte de uma área tombada, juntamente com o Pelourinho, como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gari-tem-moto-furtada-logo-apos-saber-da-morte-da-mae-nao-faz-isso-comigo/
André Araújo gravou vídeo emocionado pedindo devolução de veículo que usa para complementar renda; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lei-aldir-blanc-pagamento-de-renda-mensal-deve-ficar-a-cargo-dos-estados/
Já os subsídios previstos para os espaços devem ser administrados pelos municípios; verba é federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-baiana-flores-do-mal-esta-de-volta-30-anos-depois/
Grupo que marcou o cenário do rock baiano nos anos 1980 retorna com seis canções inéditas e formação original
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ex-bbb-daniel-lenhardt-revela-que-so-fez-sexo-com-4-pessoas-inexperiente/
Ator também falou sobre primeira vez e sobre uma traição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confirmado-policia-anuncia-que-corpo-encontrado-boiando-e-de-naya-rivera/
'Ela reuniu energia suficiente para colocar seu filho no barco, mas não o suficiente para se salvar', disse xerife sobre a morte da atriz
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriano-imperador-fura-quarentena-para-curtir-baile-funk-no-rio-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corpo-de-naya-rivera-e-encontrado-exatos-sete-anos-apos-morte-de-cory-monteith/
Fãs relembraram coincidência trágica; série Glee ainda teve morte de terceiro ator
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aves-se-aglomeram-em-tela-de-apartamento-apos-retirada-de-arvores-em-ilheus/
Vídeo de morador flagrou cena; prefeitura diz que outras árvores serão plantadas
Ler Mais