Novo ponto de confinamento de resíduos é instalado em Bom Jesus dos Passos

salvador
08.06.2020, 16:20:00
(Foto: Limpurb/Divulgação)

Novo ponto de confinamento de resíduos é instalado em Bom Jesus dos Passos

A estrutura tem maior capacidade para o acondicionamento dos materiais descartados

A ilha de Bom Jesus dos Passos ganhou um novo ponto de confinamento de resíduos. A estrutura, que fica localizada no Porto de Brito, engloba contêineres e possui maior capacidade para o acondicionamento dos materiais descartados. Ela foi instalada pela Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), em parceria com a Fundação Baía Viva.

A medida atende a uma antiga reivindicação da comunidade do local, que pertence à região administrativa do Subúrbio/Ilhas. O lixo, até então, ficava acumulado de forma improvisada no Cais do Chico. A situação causava transtornos para a população, além do impacto visual para quem chegava na ilha.

"Como os resíduos não ficam mais expostos no Cais do Chico, porta de entrada para a ilha, não temos mais aquela poluição visual que causava um impacto negativo a quem chegava em Bom Jesus dos Passos. E o mais importante: esse projeto reduz a incidência de doenças causadas pelo lixo, como dengue, chikungunya, e tantas outras que são um problema sério à saúde pública", disse o presidente da Limpurb, Marcus Passos.

"Antes, os moradores jogavam o lixo de forma desordenada no local. Muitos catadores rasgavam os sacos e deixavam os materiais expostos, favorecendo a ação de animais. Agora, temos uma área cercada, com calçamento e com acesso controlado de pessoas", afirmou Osvaldo Barroso, proprietário da BF Serviços Ambientais, empresa que executou o serviço.

De acordo com o presidente da Limpurb, está prevista ainda a instalação de um ecoponto em Bom Jesus dos Passos. 

"Será um espaço moderno e coerente com os princípios da sustentabilidade, onde os resíduos passarão pelos processos de compostagem e reciclagem. Assim que superarmos esse momento de pandemia, vamos retomar o projeto, que trará ainda mais ganhos para a comunidade", comentou Marcus Passos.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas